Balanced Scorecard (BSC) – Conceitos e Implantação

 

São Paulo, 19 de Setembro de 2012 - Novotel Ibirapuera

Clóvis Luís Padoveze, Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP e ex-Controller das Indústrias Romi S/A

O Balanced Scorecard é considerado um dos melhores, se não o melhor, modelo de gestão por indicadores de desempenho, para completar, com medidas não financeiras, a avaliação do desempenho financeiro das empresas. Parte da visão da estratégia da companhia, e, por meio de indicadores chaves de desempenho, acompanha os objetivos estratégicos nas operações da companhia, ligando a estratégia aos gestores divisionais. O "Balanced Scorecard" traduz a visão estratégica em indicadores que são acompanhados pelas operações em todos os setores e unidades de negócio da empresa, caracterizando-se como um sistema de informação de controladoria estratégica.

O treinamento apresenta os conceitos necessários para o entendimento deste sistema bem como para a implementação deste poderoso instrumento de gestão nas entidades.

 

Conteúdo Programático

I – Introdução ao Balanced Scorecard

  • Balanced Scorecard e Estratégia
  • A proposta de Kaplan & Norton: monitoramento da estratégia
  • O conceito de KPI – Key Performance Indicators – Indicadores Chaves de Desempenho
  • Outros modelos de monitoramento da estratégia
  • Outros modelos de indicadores de desempenho

II – Fundamentos do Planejamento Estratégico

  • Responsabilidade pela estratégia e pelo planejamento estratégico
  • A empresa como um sistema aberto
  • Sistemas de Informação de Controladoria Estratégica
  • Análise do ambiente e elaboração de cenários
  • O modelo de análise SWOT – Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças
  • Sistema de Informação para Acompanhamento do Negócio

III – A Controladoria Estratégica

  • Estrutura e Funções da Controladoria
  • O papel do controller como apoiador da estratégia
  • A responsabilidade do controller pelo Balanced Scorecard

IV – O Processo de Criação de Valor

  • Criação de Valor para a Empresa
  • Criação de Valor para o Acionista
  • Valor da Empresa: o objetivo final da estratégia

V – Estruturação do Balanced Scorecard

  • A visão da estratégia e o papel da direção geral
  • Identificando objetivos estratégicos
  • Construindo Mapas Estratégicos
  • Exemplos de mapas estratégicos

VI – A Estrutura do Balanced Scorecard

  • As perspectivas do balanced scorecard
  • Perspectivas financeiras, dos clientes, dos processos do negócio, dos funcionários
  • A relação de causa e efeito dos indicadores
  • A abordagem dos intangíveis

VII – Identificando e Estruturando os Indicadores

  • Os principais indicadores em Finanças
  • Os principais indicadores em Clientes
  • Os principais indicadores dos Processos do Negócio
  • Os principais indicadores dos Funcionários (Aprendizado e Crescimento)

VIII – Implementando o Balanced Scorecard

  • Traduzindo a visão
  • Obtenção do comprometimento
  • Desdobramento para unidades de negócio e departamentos

IX – Monitorando o Balanced Scorecard

  • Estruturação geral do Balanced Scorecard
  • Definindo o Sistema de Informação
  • Definindo metas e cobrando resultados
  • Estruturando planos de ação
  • O papel da Controladoria na gestão do Balanced Scorecard

Carga Horária: 8 horas

Instrutor: Clóvis Luís Padoveze

  • Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.
  • Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.
  • Professor de Controladoria e Contabilidade.
  • Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.
  • Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos

Autor dos livros:

  • Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009;
  • Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006;
  • Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010;
  • Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011;
  • Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005;
  • Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;
  • Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;
  • Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;
  • Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;
  • Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;
  • Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;
  • Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009;
  • Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;
  • Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.
  • Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009
  • Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009
  • Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010.
  • Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010
  • Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010

Público Alvo

Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas e profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, custos, contabilidade, finanças e controladoria.

 

Informações Úteis:

Data: 19 de Setembro de 2012

Horário: 8h30 às 18h

Local: Novotel São Paulo Ibirapuera - Rua Sena Madureira, 1355

 

Investimento: R$1.990,00 (mil, novecentos e noventa reais).

 

Condição Especial para inscrições recebidas até o dia 5 de Setembro de 2012: R$1.790,00 (mil, setecentos e noventa reais).

 

Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3439 4926 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br

 

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