DASHBOARD – Como Criar Painéis de Controle no Excel

 

São Paulo, 01 e 02 de Julho de 2013 – Hampton Park – Jardins

 

Dashboard ou painel de controle é uma ferramenta que centraliza as principais informações que se deseja analisar em uma mesma área de trabalho, facilitando o acompanhamento e a tomada de decisões em tempo real. Essas informações geralmente são provenientes de extensas bases de dados da empresa. Como tratá-las e apresentá-las de forma clara e coerente é a finalidade principal da elaboração de um Dashboard.

 

Assim, o objetivo desse treinamento é, além de estimular a criatividade do aluno, apresentar técnicas, funções e ferramentas do aplicativo Microsoft Excel© aplicáveis na elaboração desses painéis.  O conteúdo do treinamento será sempre baseado em casos práticos para reforçar o aprendizado.

 

Público Alvo

Profissionais que já utilizam o Excel e desejam criar painéis de controle utilizando diversos recursos e técnicas avançadas do aplicativo Excel.

 

Pré-Requisito

É necessário que o participante possua conhecimento de nível intermediário no Aplicativo Microsoft Excel ©.

 

Resultados Esperados

► Construção de Dashboards sofisticados, com eficiência e aparência profissional. 

► Organização de informações de forma coerente que facilitem a elaboração do painel.

► Criação de gráficos personalizados que facilitem o acompanhamento das informações. 

► Utilização de botões para flexibilizar o uso do painel, podendo pedir qualquer período desejado. 

► Utilização de funções e conceitos avançados do Excel para uso não somente em Dashboards, mas também para outras funcionalidades em planilha.

 

Conteúdo Programático

 

Introdução

·         O que são Painéis de Controle ou Dashboards e suas vantagens

·         Exemplos de dashboards

·         Requisitos para sua elaboração

·         Como organizar os dados para obter o resultado final

·         Escolhendo os indicadores de interesse

·         Outras dicas do Instrutor

 

Uso de Fórmulas e Funções de Planilha no Dashboard

·         Utilizando o conceito de Concatenação em fórmulas

·         As funções do Excel que permitem dar alto desempenho ao painel

o    Funções de procura: PROCV, PROCH, INDICE, CORRESP

o    Funções estatísticas: MAIOR, MENOR, ORDEM, SOMASE, CONT.SE

o    Funções lógicas: SE,  E,  OU

o    Funções Texto: REPT, TEXTO

·         Sintaxes das funções e aplicações práticas

·         Exercícios com as funções escolhidas

 

Adicionando Botões e Comandos de Controle

·         O que são objetos de controle de formulário

·         Onde estão e como utilizá-los

·         Configurando os botões a associando ao painel

·         Utilizando uma Caixa de Combinação

·         Utilizando um Grupo de botões de Opção

·         Utilizando Botões de Seleção

 

Elaboração e Utilização de Gráficos

·          A elaboração de gráfico será um assunto explorado intensamente neste treinamento

·         A importância da apresentação de gráficos no painel

·         Os principais tipos de gráficos do Excel

·         Criando os gráficos passo a passo (seleção de dados e aparência)

·         Utilizando opções avançadas de gráficos

·         Inserindo o gráfico ao painel

·         Diversas dicas sobre gráficos do Excel

 

 Ferramentas do Excel para Melhorar o Desempenho do DASHBOARD

·         Utilização de formatação condicional avançada

·         Aplicando validação de dados

·         Utilizando o conceito de concatenação em fórmulas e textos

·         Utilização de imagens e autoformas

·         Utilização de fontes Wingdings e Webdings

 

Recursos para Proteção do DASHBOARD

·         Protegendo o Dashboard contra alterações do conteúdo e da formatação.

·          Protegendo o Dashboard, mas deixando algumas células livres para alterações.

·         Ocultando as fórmulas para que não sejam vistas.

 

Outras Técnicas que Serão Apresentadas

·         Convertendo dados em imagens

·         Vinculando imagens a células de planilha

·         Personalizando o Excel para melhorar a aparência do Dashboard

·         Utilizando intervalos de células nomeadas

·         Utilizando fórmulas nomeadas

·         Diversas dicas do Consultor

 

 Caso Prático

·         Será elaborado um painel de controle (dashboard) completo, utilizando todos com conceitos e recursos apresentados no treinamento.

 

Carga Horária: 16 horas

 

Instrutor:

Microsoft Office Specialist Expert. Graduado em Economia pela Universidade Estadual do Paraná e Pós-Graduado em Engenharia Econômica pela Universidade Mackenzie-SP.

Especializado em automatização de planilhas e sistemas em Excel-VBA e Access-VBA voltado a soluções administrativas e gerenciamento financeiro.

Há 12 anos é professor especializado em Visual BasicSQL e integração com VBA do Microsoft Office (Excel, Access, Word, Outlook e PowerPoint).

Participou de diversas consultorias e conduziu mais de 200 treinamentos abertos e fechados para empresas de todo o país: FIAT AUTOMÓVEIS, CONSTRUTORA CAMARGO CORRÊA, REDE GLOBO(SP), PARAMOUNT FILMES, PETROBRAS, ELETROBRAS, TRANSPETRO, VALE, BNDES, BANCO DO BRASIL, CITROSUCO, BRASKEN , JOHNSON, SAMARCO, HONDA MOTOS, AMERICAN EXPRESS, CEMIG, entre outras.

 

Carga Horária: 16 Horas

 

OS PARTICIPANTES DEVEM LEVAR NOTEBOOK COM EXCEL 2007 OU 2010

 

Informações Úteis:

Data: 01 e 02 de Julho de 2013

Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento

                    9h00 às 18h00 - Curso

         2o dia -  8h30 - 17h30 - Curso

 

Local: Hampton Park - Alameda Campinas, 1213 - Jardins

 

Investimento: R$ 2.980,00 (dois mil novcentos e oitenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break e certificado.

Condição Especial para inscrições recebidas até o dia  17 de Junho de 2013: R$2.780,00 (dois mil setecentos e oitenta reais).

 

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

 

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br



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