Definindo Custo e Preços de Serviços

 

São Paulo, 14 e 15 de Agosto de 2012 - Novotel Ibirapuera

Clóvis Luís Padoveze, Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP e ex-Controller das Indústrias Romi S/A

 

Objetivo do treinamento

A definição dos preços de venda dos produtos e serviços de uma empresa é a decisão mais importante que a empresa faz para a obtenção do lucro e rentabilidade desejada. As variáveis que afetam os preços de venda são inúmeras, desde o mercado pressionando preços, a possibilidade de atuação do marketing criando preços diferenciados entre outras e logicamente, dos custos dos produtos e serviços.

Independente do segmento de atuação da empresa, o parâmetro inicial e fundamental para a definição e determinação dos preços de venda dos produtos e serviços é o seu custo e sua estrutura de despesas e margem desejada.

A variabilidade dos tipos de serviços é muito grande e há pouca literatura e material específico para este tipo de atividade. Porém, é possível desenvolver uma estrutura lógica para o custeamento unitário de qualquer serviço em qualquer atividade. Para isso os conceitos devem ser estruturados adequadamente e o entendimento de cada serviço deve ser explicitado na sua estrutura e no seu processo de execução.

Este treinamento tem com o objetivo mostrar como se deve estruturar o custo de serviços, e, por meio disso, formar os seus preços de vendas, considerando os fatores essenciais como a rentabilidade desejada, a capacidade operacional, a estrutura de custos e despesas, e a estrutura tributária do segmento de atuação.

Público Alvo

Controllers, Diretores e Gerentes de Marketing e Comercialização, Responsáveis pelas áreas de Custos e Orçamento, Empresários em geral, Contadores, responsáveis pelas áreas de pricing e outros profissionais que atuam nas áreas de custos, orçamento, comercialização e precificação.

Programa Completo:

Parte 1 – EMPRESAS DE SERVIÇOS

  • Caracterização de serviços
  • Tipos de serviços
  • Principais empresas do ramo de serviços
  • Empresas com múltiplos serviços

Parte 2 – CONCEITOS E ESTRUTURA DO SISTEMA DE CUSTOS

  • Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
  • Classificação de custos
  • Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
  • Custos para fins contábeis e fins gerenciais
  • Exemplo

Parte 3 – SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO

  • Estruturação das informações
  • Estrutura do serviço e processo de execução
  • Preparação da estrutura contábil
  • Sistemas de acumulação: ordem, timesheet etc.

Parte 4 – MÉTODOS DE CUSTEIO

  • Custeio por Absorção e Custeio Direto
  • Custeio Variável e Custeio ABC
  • O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
  • Exemplos numéricos

Parte 5 – CUSTO PADRÃO

  • O que é e para que serve: validade atual
  • Custo padrão e novas tecnologias de fabricação
  • Análise das variações: a real necessidade
  • Exemplos numéricos

Parte 6 - ESTRUTURA TÉCNICA PARA CUSTOS DE SERVIÇOS

  • Estrutura do serviço e processo de execução
  • O conceito de serviço ampliado
  • Serviços de apoio direto
  • Serviços de apoio indireto
  • A questão da capacidade

Parte 7 – CUSTEAMENTO UNITÁRIO DE SERVIÇOS

  • Serviços baseados em pessoas
  • Serviços baseados em equipamentos
  • Exemplos numéricos
  • Atividades de hotelaria, logística, saúde, transporte, educação, financeira

Parte 8 – FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA

  • Formação de preços de venda a partir do custo unitário
  • Custo meta: o que é e como calcular
  • Formação de preços de venda a partir da margem de contribuição
  • Formação de preços de venda considerando o retorno do investimento
  • A questão do Mark-up para diversas tributações
  • Exemplos numéricos

Parte 9 – INTRODUÇÃO À PRECIFICAÇÃO (Pricing)

  • Formação estratégica de preços
  • O conceito de valor percebido
  • O conceito de valor econômico do preço
  • Utilização de simulação para formar preços de venda

Parte 10 – ANÁLISES DE PREÇOS E CUSTOS

  • Conceitos necessários
  • Análise de Rentabilidade de Produtos
  • Custos para Servir (Cost to serve)
  • Análise multidimensional
  • A utilização de softwares para análises de preços e custos

Carga Horária: 16 Horas

Instrutor: Clóvis Luís Padoveze

  • Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.
  • Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.
  • Professor de Controladoria e Contabilidade.
  • Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.
  • Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos.
  • Consultor financeiro e contábil de empresas de médio e grande porte

Autor dos seguintes livros na área Contabilidade, Controladoria e Finanças

  • Controladoria Estratégica e Operacional, 3ª. edição, Editora Cengage, 2012;
  • Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006;
  • Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010;
  • Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011;
  • Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005;
  • Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;
  • Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;
  • Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;
  • Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;
  • Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;
  • Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;
  • Manual de Contabilidade Básica – 8ª edição, Editora Atlas, 2012;
  • Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;
  • Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.
  • Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009
  • Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009
  • Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010
  • Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010
  • Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010
  • Manual de Contabilidade Internacional Editora Cengage, 2011
  • Orçamento Empresarial, Coleção BUP, Editora Pearson, 2012

Informações Úteis:

Data: 14 e 15 de Agosto de 2012

Horário:

1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento

9h00 às 18h00 - Curso

2o dia - 8h30 - 17h30 - Curso

Local: Novotel São Paulo Ibirapuera - Rua Sena Madureira, 1355

Investimento: R$2.990,00 (dois mil, novecentos e noventa reais).

Condição Especial para inscrições recebidas até o dia 1 de Agosto de 2012: R$ 2.790,00 (dois mil, setecentos e noventa reais).

Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento.

 

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

 

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3439 4926(11) 3439 4926 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br

 

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