Desenvolvimento de Coordenadores de Equipes - Técnicas e Habilidades em Supervisão e Liderança

 

Objetivo

O curso de Desenvolvimento de Coordenadores de Equipes - Técnicas e Habilidades em Supervisão e Liderança tem como objetivo o desenvolvimento e preparação do participante para atuar com equipes, na coordenação de atividades, trabalhos, projetos, áreas, setores, exercendo técnicas e habilidades de gestão de pessoas para obter os melhores resultados quantitativos e qualitativos.

O curso proporcionará ao participante, o conhecimento prático na aplicação de ferramentas de gestão, como fixação de objetivos, organização, coordenação, execução e controle. Obterá ferramentas de liderança para mobilizar pessoas quanto a sua atuação, formação de equipes, motivação, compromisso, atitude, solução de conflitos, relacionamento, comunicação, feedback, visando atingir os resultados com a máxima produtividade e sinergia.

Será utilizado ferramenta vivencial, para identificar as competências naturais e aquelas a serem adquiridas durante o curso para orientação dos participantes quanto ao seu desenvolvimento de carreira.
 

Publico Alvo

Coordenadores de equipes, supervisores, líderes de setores, trainees e funcionários com potencial e talento em condições de serem promovidos.

 

Programa

1. As competências necessárias para a coordenação
• Conhecimentos técnicos, humanos e conceituais da coordenação;
• Gestão técnica e de pessoas na coordenação de equipe;
• Competências na organização e execução das atividades;
• Fixação de objetivos e uso de recursos no trabalho;
• Execução e coordenação de pessoas e processos;
• Controle do processo na obtenção do resultado;
• Competências a serem desenvolvidas no coordenador;

2. Coordenação de equipes e a busca de resultados
• Observar, anotar, comprometer, acompanhar, cobrar e reconhecer;
• Os princípios para formar uma equipe de trabalho;
• Estabelecendo a sinergia e harmonia entre as pessoas;
• Incentivando e estimulando o trabalho em equipe;
• Como tratar com cada pessoa na coordenação;
• Como lidar com os insatisfatórios na equipe;
• Criar responsabilidade e antecipar soluções;
• A produtividade no processo da coordenação.
Atividades: Dinâmica como formar equipe e obter sinergia e produtividade.

 

3. Motivação de pessoas e de equipes na coordenação
• As pessoas querem os objetivos do que fazem;
• Motivam-se pelo que querem obter ou evitar;
• Mote - a energia motivadora dentro de cada pessoa;
• Ligando o que o motiva com os objetivos da equipe;
• Como motivar o funcionário nas tarefas do dia a dia;
• Como motivar em equipe e obter resultados otimizados.
Atividades: DVD. Motivação individual e equipe. Lições para motivar a equipe.

 

4. A atuação eficaz do coordenador de equipe
• Como alinhar as pessoas ao objetivo da coordenação;
• Obtendo o compromisso individual e da equipe;
• A diferença entre: empregado, funcionário e colaborador; 
• Estimulando a iniciativa e proatividade das pessoas;
• Assumir responsabilidade e aplicação da ética na coordenação;
• Excelência pessoal, profissional da equipe pelo coordenador.
Teste: Padrão excelente e padrão comportamental.

 

5. Resolvendo conflitos na coordenação 
• O uso do bom senso é uma boa técnica?
• Senso comum é o caminho para a solução?
• Todos estão certos, mas estão errados!
• Acareação é uma técnica horrível!
• A melhor técnica é combinar pensamentos;
• Modalidades de conflitos e comportamentos;
• Soluções de conflitos por meio da assertividade.
Atividades: Estudo de casos, soluções individuais e discussão em grupo. 
Filme sobre a metodologia.

 

6. A comunicação do coordenador
• As barreiras da comunicação do coordenador;
• Toda comunicação deve traduzir uma ação;
• Desenvolver idéias e provocar a resposta das pessoas;
• Traduzindo a estratégia da coordenação em objetivos;
• Elementos da comunicação: objetivos, interesses e conteúdo;
• Expressão: verbal, gestual, corporal e facial.
Atividade: Aplicando os níveis de comunicação..

 

7. O coordenador dando e recebendo feedback
• A confusão entre crítica e feedback;
• Criticas são críticas negativas ou positivas;
• Críticas são dirigidas à pessoa, feedback a comportamentos;
• Feedback positivo, corretivo, genérico e ofensivo;
• Feedback para a mudança de comportamento inadequado;
• O processo do feedback – aplicação e resultados;
• Feedback construtivo – clareza , positividade e especificidade;
• Como focalizar o comportamento e não a pessoa.
Atividade prática: Modelo para dar e receber feedback.

 

8. Relacionamento interpessoal do coordenador
• Atividades a contatos relacionais na coordenação;
• Situações compartilhadas por duas ou mais pessoas;
• Cooperação, colaboração, respeito e amizade no ambiente;
• Interação e sentimentos nas relações na coordenação;
• Capacidade de Relacionamento e comunicação;
• Como lidar de com pessoas difíceis na coordenação;
• Flexibilidade perceptiva e comportamental;
Atividade prática: Dinâmica do relacionamento humano.

 

9. Tomada de decisão e resolução de problemas pelo coordenador
• Resolução de problemas e tomada de decisão;
• Os elementos da tomada de decisão;
• Intuição e coragem na tomada de decisão;
• Assumir riscos e responsabilidades;
• Criatividade na solução de problemas;
• Técnicas do pensamento linear e pensamento lateral.
Exercício: Tomada de decisão e solução de problemas.

 

10. Uso do tempo pelo coordenador
• Os diversos papéis do coordenador e o uso do tempo;
• Tempo imposto e tempo de autodeterminação;
• Tarefas: importantes, urgentes, rotineiras e triviais;
• Preparação de uma tabela do tempo do coordenador;
• Análise da performance do tempo e otimização;
• Reflexão: quais são os ladrões de tempo?
• Classificação do trabalho em tarefas A, B e C.
Atividade: Balanço do tempo e conquista da autonomia profissional.
 

Ministrado por: A.J.Limão Ervilha

Graduado em Comunicação Social e Pós graduado em Administração de Empresas e Marketing & Propaganda pela New York State University.

Professor, autor dos livros: LIDERANDO EQUIPES, HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO PARA COMPRADORES, NEGOCIAÇÃO AVANÇADA, VENDAS COM PNL, editados pela NOBEL, NEGOCIANDO EM QUALQUER SITUAÇÃO, Editado pela Saraiva e MARKETING PROFISSIONAL E PESSOAL (no prelo).

DHE® com certificação de Dr. Richard Bandler e Máster em PNL, realizado com cursos do criador Dr. John Grinder. Formado em Análise Transacional. 

Coach com certificação internacional pela ICC – International Coach Community dedicando-se a coaching em liderança, gestão de pessoas e executivos. 

Atuou como executivo nas empresas: Fleischamenn & Royal Kraft), Santa Marina (Saint Gobain), Incepa (Roca), Portobello e Eletrolux.

Como consultor atuou nas empresas: ALPARGATAS, AMBEV, BASF, BOSCH, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, CREDICARD, DURATEX, KIBON, FORD, ITAUTEC, MERCEDES-BENZ, PHILIPS, PRODAM, TECBAN, SCHNEIDER ELÉTRIC, SEW, SULAMÉRICA, VOLVO, VOTORANTIN, entre outras.

 

Datas:

30 e 31 de março de 2015 - SP

7 e 8 de julho de 2015 - SP

09 e 10 de novembro de 2015 – SP

 

Local de Treinamento:

São Paulo - SP

Espaço Paulista

Av. Paulista, 807 - 17º andar - Edificio Winston Churchill

Horário:  8h30 às 17h30

Carga Horária:  16 horas

Investimento:  R$ 1.250,00 * Inclui todo o material didático necessário, certificado e coffee-break.

 

 

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

 

Para demais informações entre em contato pelo telefone:   (11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br



Preencha o formulário de inscrição aqui.