Gestão Integrada de Custos e Orçamento

 

Aperfeiçoando o Sistema de Custos e Integrando-o Gestão Orçamentária

 

Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle.

 

São Paulo, 25 e 26 de abril de 2017

 

Instrutor Clóvis Luís Padoveze Consultor de Controladoria, Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP e Mestre em Ciências Contábeis pela PUC/SP. Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos. Autor de 18 livros, dentre eles: “Controladoria Estratégica e Operacional”, “Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria”, “Orçamento Empresarial: novos conceitos e técnicas”, “Administração Financeira de Empresas Multinacionais”, “Planejamento Orçamentário”, “Controladoria Avançada” e “Contabilidade Gerencial”.

 

Destaques do Programa

·         Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle.

·         Apresentação das integrações necessárias com o planejamento estratégico, contabilidade, custos e gestão das unidades de negócios.

·         Discussão da estrutura administrativa responsável pelo plano orçamentário, bem como os sistemas de informações existentes e suas possibilidades de utilização integrada.

·         Apresentação das melhores técnicas para elaborar todos os orçamentos, considerando-as no grau de detalhamento necessário para obter os melhores resultados previstos.

·         Integração do Orçamento com Contabilidade e Gestão de Custos

·         Métodos e Formas de Custeamento

·         Custeamento por Absorção x Custeamento Variável x Custeamento ABC (Activity Based Costing)

·         A utilização do modelo da margem de contribuição e fatores limitantes

·         Custo Padrão e Análise das Variações

·         Gestão e Formação de Preços de Venda; Formação de Preços pelo Custos e Formação de Preços pelo Mercado

·         Análises de Custos

·         Estruturação Geral de Uma Política de Redução de Custos

 

Público-Alvo: Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas. Outros profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, custos, contabilidade, finanças e controladoria.

 

PROGRAMA

 

Parte I - Orçamento

·         1 – Conceitos e Objetivos

·         O que é orçamento

·         Orçamento e Contabilidade

·         Da Estratégia ao Orçamento

·         Responsabilidades pela condução do processo orçamentário

 

2 – Abordagem Ortodoxa (Tradicional )

·         Cultura orçamentária

·         Modelos de condução do processo orçamentário

·         Estrutura do orçamento tradicional

·         Rolling Budget e Forecast

·         Sistemas de informação para elaboração e controle orçamentário

 

3 – Beyond Budgeting

·         que está além do orçamento

·         Críticas do BBRT – Beyond Budgeting Round Table

·         O que é proposto em lugar do orçamento

 

4 – Orçamento Base Zero

·         O que realmente significa

·         O que é preciso para implantar o orçamento Base Zero

·         Como fica a cultura da empresa com o orçamento Base Zero

·         Exemplo

 

5 – Orçamento Matricial

·         Como implantar um controle matricial

·         Vantagens e desvantagens

·         Definição das responsabilidades

·         Exemplo

 

6 – Orçamento, Estratégia e Balanced Scorecard

·         O Balanced Scorecard combina com o orçamento ?

·         O Balanced Scorecard combina com as novas técnicas orçamentárias?

·         Como ligar o Balanced Scorecard ao orçamento tradicional

·         Exemplo

 

7 – Estruturação Geral De Um Orçamento

·         Construção de Cenários

·         Premissas Gerais e Específicas

·         Comportamento dos custos e receitas

 

8 – O Orçamento de Vendas e de Produção

·         Métodos de previsão de vendas

·         Fatores limitantes

·         Orçamento de Produção, Orçamento de Capacidade e Logística

·         Exemplos numéricos

 

9 – Demais Orçamentos

·         Orçamento de Materiais e Estoques

·         Orçamento de Despesas Departamentais

·         Orçamento de Investimentos e Financiamentos

·         Exemplos numéricos

 

10 – Conclusão do Processo Orçamentário

·         Orçamento de Caixa

·         A dificuldade: projeção das receitas financeiras

·         Conclusão: Projeção das Demonstrações Contábeis

·         A importância do modelo de condução do Controle Orçamentário

·         Utilização do ferramental de simulação

·         Exemplos numéricos

 

Parte II – Custos

 

1 – Conceitos e Estrutura do Sistema de Custos

·         Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.

·         Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.

·         Custos para fins contábeis e fins gerenciais

·         Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação

·         Exemplo

 

2 – Métodos de Custeio

·         Custeio por Absorção e Custeio Direto

·         Custeio Variável e Custeio ABC

·         Custeio Integral e RKW

·         O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais

·         Exemplos numéricos

 

3 – Custos para Fins Contábeis

·         Fundamentos legais: custo integrado e coordenado

·         O sistema de custos e o ERP

·         Contabilização

·         Exemplos

 

4 – Sistema de Informação

·         Acumulação por Processo

·         Acumulação por Ordem

 

5 – Custo Padrão

·         O que é e para que serve: validade atual

·         Custo padrão e novas tecnologias de fabricação

·         Análise das variações: a real necessidade

·         Exemplos numéricos

 

6 – Gestão de Preços de Venda

·         Formação de preços de venda a partir do custo unitário

·         Formação estratégica de preços

·         Custo meta: o que é e como calcular

·         Utilização de simulação para formar preços de venda

·         Exemplos numéricos

 

7 – Análises de Custos: Principais Modelos

·         Conceitos necessários

·         Comprar versus fabricar; Internação de atividades.

·         Inflação da empresa: o que é, para que serve.

 

8 – Política de Redução de Custos

·         O que é e como conduzir

·         Modelos existentes e modelo proposto

·         Gestão dos recursos

 

9 – Como Fazer Check-List para Identificar os Pontos Fracos do Sistema De Custos Da Sua Empresa

·         Questionário de perguntas

·         Identificação dos pontos fracos

·         Elaboração de um plano de trabalho para implantação das melhorias no sistema de custo

 

Carga Horária: 16 horas

 

Informações Úteis:

Data: 25 e 26 de abril de 2017

Horário: 1° dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento || 9h00 às 18h00 - Curso || 2° Dia - 8h30 - 17h30 - Curso

Local: Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 - Moema

 

Investimento: R$3650,00 (três mil, seiscentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento.

Condição Especial para inscrições pagas até dia 11 de abril de 2017: R$ 3.380,00

 

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

 

 Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail:

contato@propagartraining.com.br

 

 

Preencha o formulário de inscrição aqui.

 

 

 

 

 

Apoio: