Gestão da Água em Indústrias

 

São Paulo, 16 de junho de 2016

 

O curso tem como objetivo ensinar aos participantes diferentes ferramentas para uma efetiva Gestão de Água nas Indústrias, independentemente se a Água faz parte do processo produtivo ou é um insumo secundário. A Gestão de Água é extremamente importante num momento em que a crise hídrica é discutida no mundo inteiro, ao mesmo tempo em que os custos da água tornam-se mais importantes nos diversos processos produtivos. Muitos negócios poderão se inviabilizar nos próximos se não se preocuparem em fazer uma gestão adequada da Água, e o uso da Água fara parte da agenda estratégica de muitas companhias.

 

O Curso mostrará a importância dos balanços hídricos para o perfeito conhecimento dos usos das águas nas diversas indústrias, a geração de efluentes e as possibilidades do reuso de água como forma de redução de custos e diminuição de impactos ambientais, o que está intimamente associado com os conceitos de sustentabilidade empresarial.

 

Programação

  1. Introdução Geral
  2. Conceitos básicos de legislação para a Gestão de Águas
  3. Gestão Integrada das Águas na Indústria
  4. Novas Ferramentas e Recursos para o Correto Uso das Águas
  5. Níveis de Gestão de Águas: Macro, Meso e Micro.
  6. Classificação das Águas, quanto ao seu uso
  7. Conceitos Básicos de Tratamento de Água.
  8. Conceitos Básicos de Tratamento de Efluentes
  9. Reuso de Águas
  10. Sistemas Biológicos de Tratamento de Efluentes
  11. Apresentação  de Casos
  12. Discussão de “Casos” da classe

 

Carga Horária: 8 Horas 

 

Informações Úteis:

Data: 16 de junho de 2016

Horário: 8h30 às 17h30

Local: Rua Flórida, 1568 – Cidade Monções – Próximo a Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini

 

Investimento: R$ 1.290,00 ( mil, duzentos e noventa reais)

Condição Especial para inscrições recebidas até o dia 02 de junho de 2016: R$ 1090,00 (mil e noventa reais). Neste valor estão inclusos o curso, material impresso, coffee break e certificado.

 

Ademar C. M. Ferreira

Profissional com mais de 30 anos de experiência em tratamento de águas e efluentes assim como em gerenciamento de operação e implantação de sistemas de tratamento de águas e efluentes assim como no gerenciamento desta utilidade nos mais variados segmentos industriais. Foi responsável pela implantação e gerenciamento de numerosos sistemas em águas potáveis, águas de processo, efluentes domésticos e industriais e reuso de água. Em 1.994 criou a H2O Engenharia Ltda., empresa especializada em engenharia e consultoria e em gestão. Experiência: - Chefe do Setor de Controle de Qualidade e de Produção Química da empresa Leivas Leite S.A. Indústrias Químicas e Biológicas - Chefe do Serviço de Tratamento responsável por três (3) Estações de Tratamento de Água, com capacidade de produção total de 1.250 m3/h, para a cidade de Pelotas - RS - SAAE - Serviço Autônomo de Águas e Esgotos - Desenvolvimento e adaptação de sistemas e equipamentos para tratamento de águas e efluentes; estágio de 45 dias na Holanda na Esmil International B.V. - Durante um (1) ano desenvolveu trabalhos na área técnico-comercial para clientes em vários países – Esmil International B.V. - Gerência e Direção Técnica e Comercial nas empresas: Esmil do Brasil Saneamento Ambiental Ltda., Jaraguá Indústrias Mecânicas S.A., Degrémont Saneamento e Tratamento de Águas Ltda, Miningtech Equipamentos Industriais Ltda. e Filsan Equipamentos e Sistemas Ltda. - Atuando no campo de Engenharia, Consultoria e Projeto na área de Saneamento Ambiental - H2O Engenharia Ltda.

 

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br
 


Preencha o formulário de inscrição aqui.