Gestão Estratégica de Custos

 

Gestão Estratégica de Custos

 

São Paulo, 8 Novembro de 2018

 

Otimização da Gestão de Custos e Aumento de Lucratividade

 

Clóvis Luís Padoveze, Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP

 

Destaques do Programa:

  • Fundamentos de Custos
  • Métodos e Formas de Custeamento
  • Custeamento por Absorção x Custeamento Variável x Custeamento ABC (Activity Based Costing)
  • A utilização do modelo da margem de contribuição e fatores limitantes
  • Sistemas de acumulação de custos: custo contábil versus custo gerencial
  • Custo Padrão e Análise das Variações Integração do Orçamento com Contabilidade e Gestão de Custos
  • Gestão e Formação de Preços de Venda; Formação de Preços pelo Custos e Formação de Preços pelo Mercado
  • Análises de Custos
  • Estruturação Geral de Uma Política de Redução de Custos

 

Público-alvo: Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas. Outros profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de custos, contabilidade, orçamento, finanças e controladoria

 

Conteúdo Programático:

Parte 1 – CONCEITOS E ESTRUTURA DO SISTEMA DE CUSTOS

  • Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.
  • Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.
  • Custos para fins contábeis e fins gerenciais
  • Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação
  • Exemplo

 

Parte 2 – MÉTODOS DE CUSTEIO

  • Custeio por Absorção e Custeio Direto
  • Custeio Variável e Custeio ABC
  • Custeio Integral e RKW
  • O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais
  • Exemplos numéricos

 

Parte 3 – CUSTOS PARA FINS CONTÁBEIS

  • Fundamentos legais: custo integrado e coordenado
  • O sistema de custos e o ERP
  • Contabilização
  • Exemplos

 

Parte 4 – SISTEMA DE INFORMAÇÃO

  • Acumulação por Processo
  • Acumulação por Ordem

 

Parte 5 – CUSTO PADRÃO

  • O que é e para que serve: validade atual
  • Custo padrão e novas tecnologias de fabricação
  • Análise das variações: a real necessidade
  • Exemplos numéricos

 

Parte 6 – GESTÃO DE PREÇOS DE VENDA

  • Formação de preços de venda a partir do custo unitário
  • Formação estratégica de preços
  • Custo meta: o que é e como calcular
  • Utilização de simulação para formar preços de venda
  • Exemplos numéricos

 

Parte 7 – ANÁLISES DE CUSTOS: PRINCIPAIS MODELOS

  • Conceitos necessários
  • Comprar versus fabricar; Internação de atividades.
  • Inflação da empresa: o que é, para que serve.

 

Parte 8 – POLÍTICA DE REDUÇÃO DE CUSTOS

  • O que é e como conduzir
  • Modelos existentes e modelo proposto
  • Gestão dos recursos

 

Parte 9 – COMO FAZER CHECK-LIST PARA IDENTIFICAR OS PONTOS FRACOS DO SISTEMA DE CUSTOS DA SUA EMPRESA

  • Questionário de perguntas
  • Identificação dos pontos fracos

 

Carga Horária: 8 horas

 

Instrutor: Clóvis Luís Padoveze

Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.

Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.

Professor de Controladoria e Contabilidade.

Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.

Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos

Autor dos livros:

Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009;

Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006;

Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010;

Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011;

Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005;

Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;

Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;

Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;

Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;

Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;

Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;

Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009;

Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;

Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.

Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009

Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009

Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010.

Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010

Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010

 

Informações Úteis:

Data: 08 de Novembro de 2018

Local: Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 - Moema

Investimento: R$2.750,00 (dois mil, setecentos e cinquenta reais).

Condição Especial para inscrições recebidas até o dia 24 de Novembro de 2018: R$2.550,00.

Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

 

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

 

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br

 

 
Preencha o formulário de inscrição aqui.