Mapeamento de Processos

 

Objetivo

O curso de Mapeamento de processos tem como objetivo permitir aos participantes que identifiquem através dos processos organizacionais, quais são as oportunidades existentes para gerar um maior valor para organização, usuários e clientes.

 

Buscar uma maior integração e direcionamento para os resultados da organização, identificando quais são os recursos necessários; Desenvolver as competências necessárias para garantir a melhor execução das rotinas nas diferentes áreas, bem como na busca de melhorias incrementais.

 

Trabalhar as diferentes fases do mapeamento de processo, contemplando as etapas, ferramentas, metodologia e forma de monitoramento. Mostrar as vantagens do continuo monitoramento, integrando os processos com indicadores de Desempenho para garantir a performance organizacional.
 

Publico Alvo

Profissionais envolvidos no gerenciamento, coordenação, liderança ou participação em processos de diversos segmentos.
 

Programa

1) O que significa “processo” e o que são “processos organizacionais”?
a. Conceito
b. Tipos de Processos
c. Processos Organizacionais
d. Porque é fácil culpar um processo?

2) O que é Mapeamento de Processos (Modelagem)? 
a. Conceito
b. Visão para Organização
c. Porque é importante conhecer o Processo – Foco no problema
d. Porque devemos Mapear Processos?
e. Mapeamento - Objetivo, Simbologia, Etapas
f. Exercício

3) Elementos do Mapeamento de Processos (Modelagem)
a. Hierarquia / Níveis do Mapa de Processos
b. Exemplos Reais de Processos Mapeados
c. Estrutura do Mapeamento – Atores/agentes e raiais
d. O Conceito do “Escapograma”
e. Exercício

4) Ferramentas suporte para Modelagem
a. Sistemas existentes 
b. Ciclo PDCA de análise para Melhoria
     • Ferramentas de análise
c. Exercício

5) Fases da Modelagem dos Processos
a. Entendimento do “AS IS” – Como é?
b. Avaliação do “AS IS”
c. Projeto do Processo do “TO BE” – Situação Futura (Redesenho)

6) Planejando a mudança nos Processos
a. Arquitetura da Gestão do Negócio
b. Gestão de Processos – Controles e Ferramentas
c. Ação – Como proceder 

7) Processo Ideal – O que deve conter?
a. Processo ideal – O que deve conter? 
b. Geração dos entregáveis
     • Detalhamento das Atividades
     • Procedimento (Modelos) – exercício
     • Matriz de Atribuição – Benefícios e “como” gerar - Exercício
     • Sinalizadores – Métricas de Performance / Indicadores – Definição - Exercício

 

Ministrado por: Fernando Albuquerque

Mestre em Administração de Empresas - UFRGS. Graduado em Engenharia Mecânica pela PUC/RS. Professor do curso de pós-graduação em Gestão da Qualidade na PUC/RS. Professor do curso de pós-graduação no curso de Administração de Empresas na Universidade Ritter dos Reis.

 

Professor do curso de pós-graduação em Gestão da Qualidade na Universidade Franciscana de Santa Maria/RS. Tem mais de 17 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais, com atuação nas áreas de produção, processo, qualidade e marketing. Palestrante (Nacional e Internacional), mais de 50 palestras em diferentes áreas; Atuou em projetos para Petrobras, John Deere, Springer Carrier e outras empresas.

 

Datas:

12 e 13 de março de 2015 - SP

23 e 24 de junho de 2015 - SP

27 e 28 de outubro de 2015 - SP

 

Local de Treinamento:

São Paulo - SP

Espaço Paulista

Av. Paulista, 807 - 17º andar - Edificio Winston Churchill

 

Horário:

9h00 às 18h00

 

Carga Horária: 16 horas

Investimento:  R$ 1.250,00 * Inclui todo o material didático necessário, certificado e coffee-break.

 

 

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

 

Para demais informações entre em contato pelo telefone:   (11) 3419 9152(11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br



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