Perspectivas da Indústria de Petróleo e o Novo Marco Regulatório

18 de Outubro de 2012 a 19 de Outubro de 2012

Apresentação:


A indústria do petróleo envolve valores de investimento e retorno bastante elevados, riscos significativos e longo processo de maturação. Desde que uma empresa ganha a licitação de um bloco até que tenha o retorno da venda dos derivados de petróleo muitos anos se passam e são percorridas várias fases: exploração geológica, perfuração de poços, avaliação de reservatórios, instalação de facilidades para a produção do campo, transporte do petróleo bruto, refino, comercialização e distribuição de derivado.
No Brasil a indústria do petróleo tem apresentado um crescimento constante, com a produção ultrapassando 2 milhões bpd após ser alcançada a tão almejada auto-suficiência. Representa hoje mais de 10% do PIB brasileiro.
Após a quebra do monopólio, dezenas de empresas foram atraídas ao mercado nacional, atuando tanto como companhias de petróleo quanto como prestadoras de serviço, ampliando o mercado de trabalho e a atividade econômica como um todo. Com a descoberta das reservas na camada pré-sal a indústria apresentará um crescimento até então inimaginável e fortes mudanças já estão ocorrendo.
O perfeito entendimento desta indústria, suas características, segmentos que a compõem, desenvolvimento histórico, formas de captação de recursos e relação entre as grandes companhias (estatais e privadas) e os estados nacionais são pontos fundamentais para permitir a entrada de empresas e profissionais nesta atividade. Para propiciar a necessária capacitação para a atuação nesta indústria de alta especificidade, estruturamos este curso de 2 dias. Serão analisadas as principais características desta indústria, seu desenvolvimento, ambiência atual (alto preço do petróleo, pré-sal, novo marco regulatório), fatores de sucesso e tendências / expectativas desta atividade que permanece em franca expansão e com excelente lucratividade.

 

Objetivos do Curso: Capacitar profissionais a atuar nesta indústria de elevada rentabilidade, entendendo seus meandros e detalhamentos e permitindo a atuação neste mercado de alta competitividade.

 

Conteúdo Programático:
•Matriz energética mundial: participação das principais fontes
•Características da indústria do petróleo: segmentos, razões de sucesso
•Principais países produtores, exportadores, importadores e refinadores
•Reservas e preços dos diferentes tipos de petróleo
•Grandes empresas de petróleo: estatais e majors (privadas)
•Relação entre Estados nacionais e empresas de petróleo
•História da indústria do petróleo: 7 Irmãs, OPEP, crises do petróleo, fusões e incorporações, empresas de serviço (parapetroleiras)
•Ambiência atual, preços e tendências do petróleo no século XXI
•Indústria do petróleo no Brasil: monopólio, expansão da Petrobras, contratos de concessão, nova legislação
•Quebra do monopólio, licitação de blocos, papel da ANP, legislação, contratos de concessão, novos players, tributação (royalties, participação especial)
•Reservas pré-sal: potencial, desafios e expectativas
•Novo marco regulatório: contratos de partilha, óleo custo e óleo lucro, nova estatal, fundo social, capitalização da Petrobras, cessão onerosa
•Maiores campos e refinarias brasileiros
•Captação de recursos, projetos estruturados (project finance) na indústria de petróleo e gás

 

Carga Horária: 16 horas

 

Instrutor: Albino Lopes d´Almeida

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (área de Pesquisa Operacional) pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da UFRJ (COPPE-UFRJ). É pós-graduado em Análise de Sistemas (Pontifícia Universidade Católica PUC/RJ), em Engenharia Econômica e Administração Industrial (UFRJ) e Engenharia de Petróleo (Petrobras).
Lecionou no Instituto de Matemática e Estatística da UERJ e na Escola de Engenharia da UFRJ; e foi coordenador e professor do MBA em Gestão de Petróleo & Gás Natural da FunCEFET-RJ de 2002 a 2008. É Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Química e de Petróleo da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Informações Úteis:
Data: 18 e 19 de outubro de 2012
Horário: 1° dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento | 9h00 às 18h00 - Curso 2° dia - 8h30 - 17h30 – Curso
Local: Mercure Privilege. Av. Macuco, 579

 

Investimento:

Para inscrições pagas até 02 de outubro: R$2790,00
Para demais inscrições: R$2.980,00 (dois mil, novecentos e oitenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

 

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3439 4926 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br

 

Preencha o formulário de inscrição aqui.