Pricing - Estratégias de Precificação para Aumento da Lucratividade

 

Abordagem Financeira ● Abordagem Mercadológica

 

São Paulo, 23 e 24 de Abril de 2013 – Mercure Moema

 

A prática correta de preços tem extrema relevância para as organizações que buscam criar mais valor para si e para seus clientes. No composto de marketing (os 4 P’s – produto, preço, praça e promoção), o preço é o único item que gera receita direta à organização. Uma pequena variação no preço praticado pode ter um impacto significativo (positivo ou negativo) na lucratividade. Pela importância da decisão de preço, ela se ambienta dentro da estratégia.

 

Não é possível dissociar a estratégia da política de preços. Qualquer empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, tem a possibilidade de trabalhar preços de várias maneiras, considerando os diversos clientes, a segmentação do mercado, a concorrência, entre outros, em busca do melhor resultado econômico.

 

O curso permitirá aos participantes a aplicação de diferentes estratégias de formação de preços de produtos e serviços, por meio de uma abordagem prática, com discussão de casos reais, realização de exercícios simulados e atividades em grupo. O conteúdo do curso adota uma abordagem financeira, apoiada em custos de produtos e serviços que são importantes parâmetros para preços e rentabilidade, assim como uma abordagem mercadológica, que explora aspectos estratégicos e da psicologia do consumidor que são fundamentais no processo de decisão sobre preços de venda baseados em valor.

 

Benefícios:

Após o treinamento, o participante estará apto a:

Aplicar conceitos e ferramentas da gestão de preços no dia-a-dia dos negócios.

Identificar as atividades mercadológicas e financeiras que são impactadas pelas decisões de preços, com vistas ao atingimento dos objetivos organizacionais.

Analisar oportunidades de agregação de valor aos produtos e serviços fornecidos.

Elaborar um plano de melhorias para o processo de formação de preços da organização.

 

Público Alvo:

Colaboradores dos departamentos de marketing, vendas, compras e finanças, responsáveis ou relacionados às decisões de preços.

 

Objetivos:

·         Capacitar os participantes a aprimorar sua observação crítica das variáveis que impactam as decisões voltadas a preços, custos e resultados.

·         Proporcionar um entendimento sobre a dinâmica do processo de precificação.

·         Discutir estratégias alternativas de precificação, considerando as peculiaridades do negócio.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

MÓDULO 1: O PODER DOS PREÇOS DE VENDA

1.1 O preço e a estratégia competitiva.

1.2 Criando valor para o cliente.

1.3 Preços de venda, custos e lucro.

1.4 Do valor percebido pelo consumidor para obtenção de lucros.

1.5 O estrategista de preços.

 

MÓDULO 2: MODELOS DE DECISÃO PARA GESTÃO DE PREÇOS DE VENDA

2.1 Decisões orientadas pelo mercado.

2.2 Decisões orientadas pela Teoria Econômica.

2.3 Decisões orientadas pelos custos.

2.4 Precificação e comercialização hedônica.

 

MÓDULO 3: ESTRUTURAÇÃO DO MODELO GERAL DE FORMAÇÃO DE PREÇOS

3.1 Como calcular investimentos necessários para os diversos produtos.

3.2 Como calcular a margem necessária para os diversos produtos.

3.3 Como calcular a rentabilidade desejada pelos acionistas e sua aplicação na formação dos preços.

3.4 A utilização da margem de contribuição para gestão de preços de venda.

3.5 Aspectos tributários e legais.

 

MÓDULO 4: PRECIFICAÇÃO MERCADOLÓGICA DE PRODUTOS

4.1 O preço e a decisão do consumidor.

4.2 Compreendendo e usando a elasticidade.

4.3 A promoção de preço e seu impacto no negócio.

4.4 Negociando preços com clientes.

 

MÓDULO 5: PRECIFICAÇÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS

5.1 Compreendendo a cadeia de valor.

5.2 Identificando os diferenciais da entrega.

5.3 Adotando uma Gestão Dinâmica de Preços.

 

MÓDULO 6: CRIANDO E CAPTURANDO VALOR

6.1 O preço inteligente.

6.2 Precificação no ciclo de vida.

6.3 A ética nos negócios.

6.4 Comunicação de preço e valor.

6.5 Implementando uma Política de Preços.

 

Carga Horária: 16 horas

 

 

Instrutores:
Clóvis Luís Padoveze

·         Doutor em Contabilidade e Controladoria - USP/SP.

·         Mestre em Ciências Contábeis - PUC/SP.

·         Professor de Controladoria e Contabilidade.

·         Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.

·         Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos.

 

Fábio Tescari

·         Doutorando e mestre em Administração de Empresas - FGV/SP.

·         Especialista em Administração - ESPM/SP e USP/SP.

·         Engenheiro Químico - USP/SP.

·         Atua como pesquisador, professor e consultor nas áreas de marketing, supply chaine estratégia empresarial.

·         Experiência profissional corporativa como gestor nas áreas de Marketing, Vendas, Projetos e Planejamento Estratégico.

 

Informações Úteis:

 

Data: 23 e 24 de Abril de 2013

Horário: 1o dia 8h30 às 9h00 Credenciamento

9h00 às 17h00 Curso

2o dia 9h00 17h00 Curso

 

Local: Mercure Moema - Av. Lavandisca, 365 – Moema

 

Investimento: R$2.980,00 (dois mil, novecentos e oitenta reais).

 

Condição Especial para inscrições pagas até o dia 09 de Abril de 2013:R$2.780,00.

Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

 

 

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

 


Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail contato@propagartraining.com.br


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