Processo e Termos para Expatriação

 

Conheça Passo a Passo os Trâmites para Expatriação de um Executivo Estrangeiro

 

Experiências e Práticas

 

São Paulo, 29 de Outubro de 2016, Sábado

 

Com as possibilidades crescentes de atuação em outros países por conta da globalização dos negócios, profissionais recebem propostas para atuarem em cargos de gestão e lideraçacomo desafios em suas carreiras. O processo de expatriação cresce cada vez mais, e é uma possibilidade de viver e conhecer outras culturas dentro do mercado de trabalho.

 

Expatriar é a ação de transferir um profissional, sua família e filhos para outra subsidiária da empresa, localizada em outro país e, obviamente, em outra cultura.

 

Antropologicamente falando, podemos dizer que expatriação é um processo complexo de mudança de cultura, que envolverá do executivo expatriado e sua família, a disponibilidade de entrar em contato com novos valores, mitos, tabus, crenças, hábitos e costumes, novas formas de viver, de se expressar, de pensar e de se comportar. Assim o processo de expatriação, não é somente um processo de mudança de país, mas fundamentalmente e vitalmente de mudança de cultura. O objetivo das empresas e parceiros é tornar o processo ágil e eficiente, de acordo com os termos da legislação brasileira, e possibilitar que a expatriação seja uma enriquecedora experiência. Será muito importante contar com um time de profissionais experientes e um corpo jurídico próprio e de pessoas para assessora todo o processo imigratório de estrangeiros para o Brasil, buscando adequar-se às políticas corporativas de cada companhia.

 

Estudaremos:

·         Como o processo de expatriação se inicia em uma empresa e quais são as razões e vantagens em contratação de um profissional estrangeiro?

·         Como a empresa deve se preparar para receber o executivo expatriado, seja sozinho ou com sua família?

·         Como definir as prioridades e a estratégia para um processo ágil e eficiente ?

·         Quem participa do processo, do início à finalização e quais pontos deverão ser mantidos como follow up até que se finde um contrato deste nível?

Nesse seminário exclusivo você vai obter as respostas, práticas, facilidades e saber lidar com os desafios impostos por este tipo de atividade, que hoje faz parte do escopo das grandes empresas mundiais.

 

Conteúdo Programático:

·         Aspectos legais de expatriação e repatriação;

·         O RH local, o check list e planejamento de itens prévios a chegada do Executivo. Normalmente é contratada empresa terceira de Relocation;

·         Contrato de Trabalho do Executivo e Filial;

·         Auxilio na emissão de diversos documentos para transferência e regularização (Passaporte, vistos, Documentos Oficiais);

·         A logística de chegada do Executivo, seja sozinho ou com sua família;

·         A chegada, acomodação temporária, o e suporte ao Executivo e familiares;

·         O processo de busca de imóvel para a futura residência, visita técnica ao imóvel escolhido, a adaptação do imóvel após a locação, o processo de mudança e acompanhamento do pós-mudança;

·         Contratação de mão de obra para serviços na residência;

·         Suporte a família durante a adaptação na nova residência, treinamento intercultural que engloba a introdução aos serviços na redondeza da residência (supermercados, hortifruti, consertos diversos, papelarias, etc...), indicação de médicos, dentistas, babás, escolas, entre outros itens da nova cultura;

·         A emissão de documentos locais para o Executivo e Familiares (CNH, RNE);

·         Auxílio na aquisição de automóvel, se for o caso;

·         Acompanhamento e suporte por Facilities de pagamentos pertinentes a residência, bem como a manutenção e reparo no imóvel;

·         O processo de repatriação.

·         Público-alvo: Profissionais de RH, Desenvolvimento Organizacional, Talent Manager, Assistentes Executivas e Facilities.

 

Dinâmica: Os dois palestrantes tratarão de todos os aspectos listados no processo de expatriação e repatriação, inserindo cases de sucesso e testemunhais, se permitido podemos contar com fornecedores de Rellocation e outros tipos de serviço e apoio;

 

Carga horária: 8 horas

 

Instrutoras:

Carreira desenvolvida há mais de 22 anos em assessoria a executivos brasileiros e estrangeiros em nível de Presidência, Vice-Presidência e Diretoria. Atuação em empresas como Ferrero do Brasil, Marfrig Global Foods, Holding Matarazzo, Pepsico do Brasil, American Standard, Emerson Inc e em especial, experiência internacional de 4 anos em Angola, onde morou e trabalhou em empresas ligadas diretamente ao Governo e Presidência da República, atendendo a um grande empreendedor e exercendo a função de Secretária Executiva e Diretora Comercial. Graduada em Letras/Inglês – Tradução e Interpretação – PUC/SP. Experiência como professora voluntária no Projeto Formare, trabalhos realizados como professora de línguas estrangeiras em instituições bancárias e escolas de idiomas. Recebeu prêmio entre as 45 melhores secretárias executivas em evento realizado pela Prefeitura de SP.

Carreira desenvolvida há mais de 25 anos em assessoria a executivos brasileiros e estrangeiros em nível de Presidência, Vice-presidência e Diretoria. Atuação em empresas como Marfrig Global Foods, Banco Rabobank International, Grupo Odebrecht, Grupo Camargo Correa, Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Dow Química. Graduada em Letras, Português e Inglês pela UNIP, pós-graduada em Marketing pela UNIP e especialização em Eventos pela FGV. Experiência na área de Marketing como Coordenadora atuando na organização de eventos institucionais e de Endomarketing. Atuação na coordenação de eventos em parceria com a FIESP e órgãos governamentais, com a presença de autoridades civis e militares. Destaca-se suporte a evento em homenagem a Rainha Silvia da Suécia, fundadora da ONG Childhood cuja instituição é presidida no Brasil pela Sra. Rosana Camargo de Arruda Botelho. Agrega atuação como Coordenadora de Facilities/Back Office em instituição financeira.

 

Informações Úteis:

Data: Sábado, 29 de Outubro de 2016

Horário:1° dia- 8h30 às 9h00 - Credenciamento || 9h00 às 18h00 - Curso ||

Local: Mercure Times Square. Av. Jamaris, 100, Moema, SP.

 

Investimento: R$2150,00. Estão inclusos: certificados, estacionamento, almoço e coffee breaks

Condição Especial para inscrições pagas até dia 14 de Outubro de 2016: R$1.890,00

 

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail:

contato@propagartraining.com.br

 

 

Preencha o formulário de inscrição aqui.