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Técnicas, Metodologias e Práticas Ágeis para Gerenciamento de Projetos

Técnicas, Metodologias e Práticas Ágeis para Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento Ágil – Design Thinking – Lean Thinking

“…Planos são inúteis. Planejamento é essencial”

– Dwight D. Eisenhower

 

Introdução

 

A rapidez e o dinamismo no ambiente empresarial tem levado um número cada vez maior de empresas a executarem projetos de transformação, seja para lidarem com problemas que necessitam de soluções rápidas, ou para se aproveitarem de oportunidades únicas.

O ritmo destas mudanças demanda grandes esforços de execução por parte dos gestores, mas para atingir um resultado satisfatório é preciso, antes, planejá-la. Gerenciar bem os projetos dentro das empresas tornou-se não apenas um diferencial competitivo, mas, sobretudo, uma questão de sobrevivência.

 

Objetivos deste Curso

Este curso tem como objetivo apresentar uma série de técnicas em Gerenciamento de Projetos que auxiliem todos aqueles envolvidos com a gestão de Serviços a obterem êxito e sucesso em suas iniciativas, respeitando os limites de custos e prazos envolvidos, garantindo um retorno satisfatório aos investimentos realizados.

 

Resultados Esperados

Ao final do curso, espera-se que os participantes entendam os conceitos envolvidos, estando aptos a implantar, ao menos parte, as técnicas de GERENCIAMENTO ÁGIL EM PROJETOS DE SERVIÇOS apresentadas, e a medir os ganhos decorrentes de um melhor planejamento e acompanhamento das ações, reduzindo desperdícios de tempo, custos, materiais e serviços e/ou por meio do aumento da satisfação de seus clientes e usuários com os serviços entregues pelo Projeto.

 

Conteúdo Proposto

Este treinamento apresenta um conjunto de técnicas e melhores práticas em GERENCIAMENTO ÁGIL EM PROJETOS DE SERVIÇOS, aplicável no contexto de prestação de Serviço, independente de sua natureza e fim específico, sejam eles atividade fim para a empresa, sejam eles atividade de suporte, como por exemplo:

·         Pesquisa, Desenvolvimento e lançamento de Novos Produtos e Serviços

·         Planejamento e Execução de nova Campanha de Marketing para Produtos e Serviços

·         Estudo de alternativas de rotas e modais de Transporte e Logística

·         Abertura de uma Nova Filial

·         Implantação de um Programa de Capacitação para funcionários

·         Planejamento de uma Ação para Prevenção e Redução de Acidentes de Trabalho

·         Obtenção de Certificações de Qualidade, como ISO9000 ou Seis Sigma, e Introdução de ações de melhoria contínua como 5S, LEAN em fábricas e escritórios

·         Substituição de prestadores de serviço condominial, em por exemplo:

serviço de Vigilância patrimonial,

serviço de Conservação, Limpeza e Jardinagem

serviço de Refeições

Montagem industrial

serviço de Manutenção Geral

serviço de Transporte de Funcionários

·         Planejamento de um evento comemorativo de Final de Ano

·         Processo de abertura de capital – IPO

·         Estruturação de treinamento corporativo envolvendo públicos de diversas localidades e perfis

·         Planejamento e execução de logística para evento internacional

 

Metodologia: Proporcionar um conhecimento aprofundado de técnicas em GERENCIAMENTO ÁGIL EM PROJETOS baseado nas Práticas recomendadas pelo PMI (PMBOK®), OGC (PRINCE2™), IPMA Brasil (NBC), Manifesto Ágil, Gestão Enxuta, Design Thinking, dentro outros.

Apresentar ferramentas que auxiliam este gerenciamento, além de discutir situações reais dos ambientes de trabalho dos alunos e como se relacionam com as melhores práticas neste contexto, destacando-se:

·         O PENSAMENTO A3; como entender o problema antes de partir para a execução. Gaste a “sola do sapato” antes de gastar tempo e dinheiro executando errado!

·         Técnicas de DESIGN THINKING; como estimular a criatividade na “ideação” e concepção do seu serviço, e a importância do envolvimento da equipe do projeto, do seu cliente e dos usuários neste processo

·         Conhecer o LEAN THINKING, OU PENSAMENTO ENXUTO; entender e identificar que todo trabalho apresenta 3 categorias: desperdício, ou esforço desnecessário que não interessa ao cliente e só adiciona tempo e custo; o trabalho incidental, que apesar de também não interessar ao cliente, é necessária como suporte, e por isso deve ser otimizada; e o valor, que é o que realmente importante para quem paga pelo serviço, sendo imprescindível para atender bem o cliente.

·         O PROJECT MODEL CANVAS; como incorporar todas as principais fases do planejamento formal de projeto de forma simplificada, intuitiva e eficiente

·         TÉCNICAS DE GERENCIAMENTO ÁGIL (SCRUM, etc); como conceitos como a restrição por tempo (timeboxing) ao invés da restrição por escopo (scopeboxing) pode ser ajudar na entrega de um projeto melhor? Como garantir que a equipe de projeto se mantenha engajada durante as atividades? Como garantir um ritmo consistente de desenvolvimento ao longo do projeto, eliminando a “síndrome do estudante”?

 

Agenda

 

O que são Projetos Ágeis

·         Apresentação dos participantes

·         A diferença entre PROJETO e OPERAÇÃO

·         Contextualizando PROJETOS DE SERVIÇO

·         O GERENCIAMENTO DE PROJETOS tradicional

– Os institutos de projetos: PMI, OGC, IPMA

·         O GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS no mundo hoje

– O Manifesto Ágil e a Produção Enxuta (LEAN) e as Escolas de Design, a SCRUM ALLIANCE

 

Executando um Projeto Ágil

·         Técnicas para “entender e escutar o cliente, para idealizar e conceber uma solução que gere valor”

·         Integrando vários conceitos em uma única ferramenta: o Project Model CANVAS

·         Técnicas de apoio “da Execução ao Encerramento de um Projeto”

·         Apresentação e Discussão de Resultados

 

Instrutor: Graduado em Economia pela USP, com especialização em Administração de Empresas pela FGV, e em Marketing pela ESPM, e certificado em GERENCIAMENTO DE PROJETOS pelo PMI como CAPM® e PMP® e pela The APM Group Ltd., como Prince2 Foundations e Practitioner, tendo 11anos de experiência profissional, em empresas como GRUPO CAMARGO CORREA, SUZANO CELULOSE E PAPEL, SCHINCARIOL e SUDESTE PRÉ-FABRICADOS.

Atuação em significativos projetos nas áreas de resenho de processos, finanças corporativas, gestão estratégica e análise de mercado e concorrência, tendo coordenado Escritório de Projetos.

 

Informações Úteis:

Data: 11 de Março de 2015

8h30 às 9h00 – Credenciamento

9h00 às 18h00 – Curso

Local: Hotel Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 – Moema

 

Investimento: R$2550,00. Condição Especial para inscrições pagas até o dia 25 de Fevereiro de 2015: R$ 2380,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

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