fbpx

Estratégias para Maximização de Lucro e Controle de Custos

Estratégias para Maximização de Lucro e Controle de Custos

Redução de Custos e Maximização de Lucro sob um Olhar Estratégico

 

20 e 21 de Outubro de 2016

 

Apresentação:

Na novo conjuntura de redução obrigatória de custos, as empresas precisam entender a relação entre estratégia, eficácia mercadológica e eficiência financeira para maximizar o lucro e reduzir custos. O problema de muitas iniciativas de redução de custos é que elas são postas em pratica sem consideração cuidadosa da sua sustentabilidade, e acabam afetando o futuro da empresa.

 

O curso tem como objetivo dar aos participantes ferramentas para integrar este aspectos e liderar um processo de redução de custos e maximização do lucro no curto e médio prazo de forma estratégica e sustentável.

 

Público-alvo: diretores, gerentes e analistas de marketing, finanças e recursos humanos envolvidos em projetos ou iniciativas envolvendo redução de custos.

 

Pré-requisito: curso superior, mínimo de 1 ano na empresa, 5 anos de mercado.

 

Carga horária: 16 horas.

 

Conteúdo Programático

 

Módulo I: Da análise de mercado ao plano de ação. 

·         Neste módulo vamos entender o enorme esforço administrativo e gerencial necessário para definir e executar uma boa estratégia e como podemos destruir valor de uma empresa ignorando a relação entre nossas decisões diárias e a percepção dos consumidores a médio e longo prazos.

 

Avaliando os benefícios e restrições de aplicação dos conceitos de estratégia e oportunidade, disciplina e flexibilidade. Eles podem e devem conviver.

·         O que é estratégia? Que elementos devem estar presentes em uma estratégia? Porque é tão importante haver uma estratégia clara e disseminada na empresa?

·         Como lidar com as oportunidades de mercado sem prejudicar a estratégia? Diferenças entre inovação e flexibilidade. A sala de guerra e a área de projetos especiais. O nível de aprovação.

 

Exercite a análise de entendimento de um mercado.

·         Porque é tão difícil praticar estratégia no Brasil: as limitações externas e internas às empresas que precisamos conhecer e entender.

·         Aplicando as ferramentas básicas imutáveis para compreensão do mercado: as 5 forças de Porter. A base para uma boa estratégia é um bom entendimento do mercado, de forma a permitir debates internos construtivos sobre como ser eficaz e eficiente.

 

Como a sua empresa deveria estar posicionada na cabeça dos clientes? E como está?

·         O que é posicionamento? Como e porque escolher um posicionamento?

·         A parte mais importante de um planejamento estratégico: definindo mercados de atuação e público-alvo.

·         O que os clientes realmente compram além de produtos e serviços? Há diferenças comportamentais entre B2C e B2B?

 

Transformando a estratégia em ações práticas.

·         Quais as competências que a empresa precisa desenvolver e manter? Como elas se aplicam a produtos e serviços?

·         O que a análise concorrencial pode nos trazer de informação? SWOT como ferramenta.

·         Finalizando com a revisão e priorização de projetos e ações a serem executados nos próximos ciclos orçamentários. A base para entrega de eficácia de mercado e eficiência financeira.

 

Módulo II: Produzindo eficiência financeira alinhada à estratégia.

Neste modulo vamos discutir como identificar custos a serem reduzidos além dos “culpados de sempre” (administrativos, de vendas e back-office) identificando outros custos que podem ser reduzidos (como custos operacionais, prestadores de serviços, e outros) e definindo quem/como/quando para a redução de custos sustentáveis.

 

Ferramentas para identificação e redução de custos.

·         Revisão de custos: a investigação dos custos e seus inter-relacionamentos através da revisão do balanço analítico

·         Identificação de drivers de custos e da cultura/comportamentos ligados a custos

·         Revisão do histórico de custos com fornecedores de produtos e serviços e identificação de “vazamentos” que possam ser evitados.

·         Definição do que é o “dono” de cada classe de custos e do estabelecimento de uma cultura de redução de custos.

·         Definição de targets quantitativos para a redução dos custos e um plano de “quem/como/quando”. Como ligar estes targets com o programa de remuneração do RH.

·         Revisão de algumas ferramentas usuais: Classificação ABC de custos; administração de resultados; bencmarking.

 

Definição de métricas e indicadores

·         Definindo a melhor metrica para a sua empresa e seu departamento de forma integrada com os processos da empresa. Quais indicadores podem ser automatizados e quais terão que ser controlados manualmente.

·         Definindo a governança do processo: quem/como/quando vai ser responsável pelos indicadores e monitoramento. Periodicidade de reuniões e apresentação de resultados

 

Fechando o processo

·         Governança: como envoler todos os níveis da empresa, e principalmente os níveis mais altos.

·         Como tornar o processo de redução de custos uma atividade de rotina na empresa.

·         Os aspectos humanos: identificar os efeitos do processo nas pessoas e como mitigar seus impactos é parte importante do sucesso de um programa de redução de custos.

 

Módulo III: Muitas e diferentes cabeças pensam melhor do que uma.

·         Neste pequeno módulo de encerramento iremos abordar a importância da diversidade e renovação no processo mental e analítico para revisão estratégica e redução de custos nas empresas.

 

Definição da equipe estratégica multidisciplinar para tratar o tema na empresa.

·         A importância do grupo multidisciplinar.

·         Não somos iguais. Perfis de personalidade (MBTA).

 

Instrutores: 

Engenheiro Civil com Mestrado em Engenharia de Produção (USP) e MBA (Ivey Business School) e especializações nas Universidades de Harvard e de Stanford. Foi CFO Da Bunge, multinacional do agronegócio, e Head de Agronegócio para o Brasil da International Finance Corporation, do Banco Mundial. Vasta experiência em negócios em vários países da América Latina e África.Especializado em gestão financeira, reestruturação de processos e estruturação de financiamentos. Foco em Agronegócio, Mercado Financeiro e Infraestrutura.

 

Informações Úteis: 

Data: 20 e 21 de Outubro de 2016

Horário: 1o dia – 8h30 às 9h00 – Credenciamento

9h00 às 18h00 – Curso

Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, SP

 

Investimento: R$2750,00 (dois mil setecentos e cinquenta reais. Para inscrições pagas até o dia 6 de outubro, o investimento será reduzido para R$2.450,00 (dois mil, quatrocentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

    Solicitar Curso

    In Company

    Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato

    in company, e customizados de acordo com suas necessidades.

    Solicitar Proposta

    Todos os Direitos Reservados 2024