Gestão Eficaz de Resíduos na Saúde

 

Gestão Eficaz de Resíduos na Saúde

 

Minimize riscos no gerenciamento de processos para manuseio, transporte e destinação final de resíduos em hospitais, clínicas, postos de saúde e laboratórios

 

 31 de janeiro de 2019

 

 Hotel Mercure Times Square - São Paulo

Público-alvo: Hospitais, laboratórios de análises clínicas, clínicas, farmácias, postos de saúde, estúdios de tatuagem, principalmente das seguintes áreas: Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Manutenção, Operações, Logística, Facilities e profissionais das equipes médicas e de enfermagem que estão envolvidos com a coleta, manuseio, transporte e destinação final.

 

O Programa de Gerenciamento de Resíduos é um dos temas mais pujantes para as equipes de Meio Ambiente de empresas de todos os segmentos, cada um com sua particularidade e riscos devidamente avaliados.

 

Diante dos grandes riscos aos quais as instituições de saúde estão sujeitas, é primordial aprimorar os processos de acordo com a regulamentação vigente, capacitar as equipes, disseminar as informações sobre o código de conduta para que haja melhoria contínua na gestão e descarte de resíduos.

 

O objetivo do evento é promover o debate a partir da exposição de experiências, discussão das particularidades e desafios na gestão de resíduos infectantes, especiais e comuns em instituições que obtiveram bons resultados na gestão de resíduos. 

 

09h00 Atualização da legislação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde e da Logística Reversa de Medicamentos.

- Gestão de riscos ao meio ambiente;

- Princípios para tratamento e destinação de resíduos de saúde;

- Responsabilidade compartilhada e logística reversa de medicamentos;

- Atendimento às exigências da auditoria ambiental e fiscalização;

- Penalidades previstas nos diferentes níveis de infração;

- Licenciamento ambiental condicionado à logística reversa.

 

Fabricio Soler

Sócio Conselheiro | Felsberg Advogados

Professor de Direito dos Resíduos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Trevisan Escola de Negócios, SENAC São Paulo e Professor Orientador na Pós-graduação de Direito Ambiental na Fundação Getúlio Vargas

 

10h30 Coffee break e Networking

 

10h50 ESTUDO DE CASO HOSPITALAR - Procedimentos relacionados à gestão de materiais, do agendamento da coleta à destinação final de imunobiológicos.

-  Administração do descarte em processos minimamente invasivos;

- Procedimentos adotados para minimizar riscos na manipulação de materiais com sangue;

-  Pontos cruciais na destinação final.

 

Eudes Monteiro

Gestor | Hospital Saha

 

11h40 ESTUDO DE CASO HOSPITALAR - Melhores práticas no planejamento da gestão e descarte de resíduos.

- Código de procedimentos ambientais aplicados em todas as fases da logística de resíduos;

- Disseminação das práticas;

- Resultados alcançados.

 

Nadia Oliveira

Coordenadora de Gestão de Resíduos e Sustentabilidade - Diretoria de Patrimônio, Engenharia

e Infraestrutura | Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

 

12h30 ESTUDO DE CASO EM UBS – Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – PAVS, parceria da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein com a Prefeitura de São Paulo, e ações voltadas à gestão de resíduos das Unidades Básicas de Saúde

- Contextualização do PAVS e diretrizes para serem implementadas nas Unidades Básicas de Saúde;

- Mapeamento das fragilidades e potencialidades do território no qual a UBS está inserida para poder desenvolver ações junto à comunidade;

- Gestão de riscos no manuseio e descarte de resíduos nas unidades.

 

Thiago Silva

Agente de Promoção Ambiental | Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

 

Daniela

Coordenadora do PAVS | Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

(a confirmar)

 

13h20 Almoço

 

14h20 TALK SHOW SOBRE ESTUDO DE CASO EM CLÍNICA – Especificidades na gestão de perfurocortantes: acondicionamento, mapeamento de riscos ambientais e ao paciente psiquiátrico.

Focado no tratamento da saúde mental, todo o processo de coleta, separação, recolhimento e questão sanitária na instituição demandam atenção especial. Afinal, atende hospitais gerais e comumente faz a remoção de pacientes psiquiátricos.

Todo o controle de seringas, por exemplo, deve ser muito severo, evitando de todas as formas que os perfurocortantes sejam acessados pelos pacientes.

Serão expostos pontos fundamentais para o planejamento da gestão dos resíduos na instituição e debatidos os fatores críticos de sucesso nessa operação.

 

Carlos F Lopes de Oliveira

Presidente | Clínica Hospitalar Novo Nascer

 

15h00 ESTUDO DE CASO DO TRANSPORTADOR – Gerenciamento do transporte de produtos perigosos, controle e medidas eficazes para garantir segurança na operação logística.

- Atendimento às normas para identificação visual e controle fino dos produtos perigosos;

- Operação logística demandada, cuidados especiais e adequação do transporte ao tipo de produto;

- Controle ambiental da destinação final desses resíduos ou eventual incineração.

 

Eppolix

 

16h00 ESTUDO DE CASO – O desafio do enfermeiro no gerenciamento de resíduos.

 

Olgair Almeida

Enfermeira Especialista em Controle de Infecção Hospitalar | Hospital e Maternidade Dr.  Christovão da Gama S.A.

 

16h50 Coffee break e Networking

 

17h10 ESTUDO DE CASO DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS – Gestão de resíduos químicos - Prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA) criado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária.

- Contextualização e premissas do plano de ação;

- Melhores práticas na reciclagem e gerenciamento de resíduos;

- Diferenciais do projeto premiado.

 

Juliano Barbosa

Coordenador de Meio Ambiente | Grupo Dasa

 

 

18h00 Encerramento do Seminário

 

Informações Úteis:

Data: 31 de janeiro de 2019

Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento

                          9h00 às 18h00 - Curso

Local: Hotel Mercure Times Square. Av. Jamaris, 100, Moema, São Paulo

Investimento: R$2630,00 (dois mil, seiscentos e trinta reais). Condição Especial para inscrições pagas até o o dia 17 de Janeiro de 2019: R$ 2450,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

 

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

 

 

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br

 

 
Preencha o formulário de inscrição aqui.