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Sales and Operations Planning

Sales and Operations Planning

 

São Paulo, 24 e 25 de Setembro de 2013

 

O processo mensal de S&OP (Sales and Operations Planning) é uma metodologia estruturada e um caminho prático e ordenado para a sincronização da cadeia de abastecimento. Na medida em que o processo é conduzido decisões a respeito de demanda e operações são tomadas para balancear o fluxo entre operações e demanda e alinhar os planos de vendas, produção, estoque, backlog ou estratégia de volume e mix.

 

O S&OP possui um conjunto de técnicas e processos que ajudam as empresas a atingir um nível superior de desempenho, são técnicas de previsão de vendas, planejamento da demanda, planejamento de recursos, planejamento mestre da produção e demais atividades de planejamento e análise. Este curso mostra o processo de engenharia e administração do S&OP, uma visão geral dos cinco passos do processo mensal, técnicas de planejamento, forecasting, gerenciamento da demanda e KPIs (Key Performance Indicators).

 

Objetivos do Treinamento:

No final deste curso você será capaz de:

–      Compreender o processo integrado de S&OP

–      Desempenhar um papel ativo na implantação de um processo de S&OP

–      Interagir com as estratégias de gerenciamento da demanda, restrições de fornecimento, planejamento financeiro, políticas de preços e promoções

–      Conhecer a importância da integração entre as áreas e o balanceamento entre suprimento e demanda

–      Obter visão holística do processo de S&OP, os links e as fronteiras com os processos dos sistemas de planejamento e controle da produção

–      Interpretar os principais KPIs para suportar as iniciativas de S&OP

 

Público:

Coordenadores, gerentes, diretores e presidentes.

Profissionais de supply chain, logística, produção, operações, demand planning, marketing e trade marketing, gerenciamento da demanda, comercial e vendas, compras e suprimentos (sourcing, procurement), projetos, desenvolvimento, engenharia, finanças e orçamento, recursos humanos, forecasting e previsões, planejamento de estoques, business intelligence.

 

 Carga Horária: 16 horas

 

Programa do Treinamento:

 

S&OP: Conceitos e Benefícios

·         O que é S&OP

·         Os benefícios do S&OP

·         Como o S&OP conecta os processos da empresa

·         Como o S&OP interage com o ERP

·         Como o S&OP trabalha com a filosofia Lean e Six Sigma

 

A estrutura e lógica do S&OP

·         Plano de demanda, forecast (previsão), vendas realizadas

·         Plano de produção

·         Backlog, bakorder e stockout

·         Análise do planejado vs. realizado

·         Considerações para novos produtos

·         Estratégia de operações

 

Supply and demand management

– Gerenciamento da demanda

·         Forecasting (estatístico e colaborativo)

·         Canibalização

·         Promoções

·         Detecção de outliers

·         Ciclo de vida e shelf life

– Materiais

·         Plano de Produção

·         MPS (Master Production Schedule)

·         MRP (Material Requirements Planning)

– Capacidade

·         RRP (Resource Requirements Planning)

·         RCCP (Rough-Cut Capacity Planning)

·         CRP (Capacity Requirements Planning)

 

O processo mensal de S&OP e a relação com os Sistemas de Planejamento da Produção

·         Obtenção de dados

·         Planejamento da demanda

·         Planejamento de produção e operações

·         Reunião de Pré-S&OP

·         Reunião executiva de S&OP

 

Como fazer o S&OP funcionar

·         Visão geral do caminho para implementação do S&OP

·         Definição de uma política de S&OP

·         Pontos que precisam existir em uma política de S&OP

·         Níveis de agregação: famílias e subfamílias de produtos ou serviços, Estrutura de itens e locais

·         Designação de responsabilidades

·         Criação de planilhas de S&OP e relatórios

 

Acompanhamento e controle

·         Indicadores de desempenho

·         Melhores práticas e benchmarking empresarial

·         Melhoria contínua

 

Instrutor: Professor, consultor e executivo com vasta experiência nas áreas de administração, gestão de operações e produção, supply chain e logística, com passagens em grandes empresas industriais, prestadoras de serviços e consultoria. Possui CPIM pela APICS, MBA executivo em gestão empresarial estratégia pela USP, pós em logística e transportes pela Universidade de Miami (USA), pós em Gestão Estratégica da Logística pela Universidade Católica de Brasília, bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista e Mestrando em Engenharia Mecânica (concentração: Produção) pela Universidade de Taubaté. Atualmente atua como professor assistente na Anhanguera Educacional, Universidade Bandeirante de São Paulo, e instrutor reconhecido APICS para módulos da certificação CPIM.

 

Informações Úteis

Data: 24 e 25 de setembro de 2013

Horário: 1° dia – 8h30 às 9h00 – Credenciamento

9h00 às 18h00 – Curso ||

2° Dia – 8h30 – 17h30 – Curso

 

Local: Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365. Moema – SP

 

Investimento: R$3280,00 (Três mil, duzentos e oitenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento.  Para inscrições pagas até o dia 31 de julho o valor é reduzido para R$2990,00 (Dois mil, novecentos e noventa reais).

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