fbpx

Análise de Rentabilidade e Criação de Valor

Análise de Rentabilidade e Criação de Valor

Análise de Rentabilidade e Geração de Valor

 

O foco da gestão de qualquer negócio empresarial

 

São Paulo, 15 de junho de 2015

 

Apresentado por Clóvis Padoveze – Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP, ex-Controller da ROMI e autor de diversos livros especializados.

 

Apresentação: O objetivo do curso é mostrar que qualquer empreendimento com fins lucrativos necessariamente tem que ser orientado pelo lucro. O lucro representa o resultado das operações da empresa e é o elemento que, confrontado com o valor do investimento, avalia se o retorno real do investimento foi ou não adequado em relação ao retorno esperado quando da decisão desse mesmo investimento.

 

Após o treinamento você estará capacitado a:

·         Compreender com precisão o que significa criação de valor.

·         Entender como o lucro pode ser corretamente medido.

·         Compreender os fundamentos da gestão baseada em valor.

·         Discutir a aplicabilidade dos diversos modelos propostos existentes para medir a criação de valor e analisar a rentabilidade.

·         Implementar um modelo de gerenciamento e análise de rentabilidade na sua organização.

 

Destaques do Programa

·         O posicionamento da Controladoria no monitoramento da criação de valor e análise de rentabilidade do negócio.

·         Passo a passo para estruturar um modelo adequado de análise de rentabilidade na organização.

·         Apresentação de vários exemplos de avaliação e mensuração da rentabilidade servindo como um manual para implantação de um efetivo modelo de gerenciamento do valor e análise de rentabilidade.

 

Diferenciais desse Treinamento

·         Treinamento apresentado pelo Professor Clóvis Padoveze. Doutor em Controladoria (FEA/USP), acumulando como executivo mais de 20 anos de experiência. Autor de diversos livros na área de controladoria.

·         Apresentação de exemplos reais vivenciados pessoalmente pelo apresentador

 

Carga Horária: 8 horas

 

Programa Completo

 

PARTE I – CRIAÇÃO DE VALOR

 

I – Princípios da Gestão Baseada no Lucro

·         O lucro absorve o resultado de todos os demais conceitos e modelos de gestão

·         O lucro mede a eficácia empresarial

·         O lucro é que evidencia a geração de valor

·         Uma empresa não pode ser administrada pelo fluxo de caixa

·         Quem tem lucro tem liquidez e solvência

·         O lucro é o maior indicador de responsabilidade social da empresa

 

II – Custo de Capital: O elemento que liga todas as decisões financeiras

·         Juro nominal, inflação, juro real

·         Formação do custo de capital

·         Risco e custo de capital

·         Inflação própria da empresa x inflação geral

·         Custo de capital e rentabilidade do investimento

·         Caso prático

 

III – O Processo de Criação de Valor e Valor da Empresa

·         Lucro ou Caixa?

·         Lucro Contábil ou Lucro Econômico?

·         Atividades que não adicionam valor

·         Custo de Capital e Valor da Empresa: o paradoxo

·         Valor da Empresa e a mensuração dos intangíveis: o goodwill

·         Caso prático

 

IV – As Decisões Financeiras Fundamentais

·         A decisão do investimento

·         A decisão do financiamento

·         A decisão da distribuição de lucros

·         Critérios para as decisões de investimento e financiamento

·         A empresa alavancada e os limites da alavancagem

 

V – Retorno do Investimento e Formação de Preços de Venda

·         Como alcançar a rentabilidade nos preços de venda

·         Modelo geral para gestão dos preços de venda

·         Métodos para formação de preços de venda

·         Caso prático

 

PARTE II – ANÁLISE DA RENTABILIDADE

 

VI – Fundamentos da Análise de Rentabilidade

·         Lucratividade x rentabilidade

·         Retorno sobre o Investimento, Retorno sobre os Ativos, Retorno sobre o Patrimônio Líquido

·         Produtividade do investimento

·         A equação básica da análise de rentabilidade

·         Caso prático

 

VII – Análise Avançada de Rentabilidade

·         EVA, MVA, EBITDA

·         Múltiplos, Valor Econômico x Valor Contábil

·         Modelo de crescimento

·         Modelos de análise da geração de lucro

·         Retorno sobre qual investimento?

·         Integração entre a decisão de investimento e análise de rentabilidade

·         Casos práticos

 

VIII – Que lucro pode ser distribuído

·         Abordagens de lucro distribuível

·         Manutenção do capital físico e do capital financeiro

·         Lucro distribuível x custo de capital

·         Lucro distribuível e inflação

·         Caso prático

 

IX – Análise Financeira Global e Setorial

·         Indicadores Econômico – Financeiros

·         Avaliação do desempenho global da empresa

·         Análise da Rentabilidade das Unidades de Negócio

·         Rentabilidade por Recurso

·         Caso prático

 

Instrutor: Clóvis Luís Padoveze

·         Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.

·         Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.

·         Professor de Controladoria e Contabilidade.

·         Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.

·         Controller e Consultor de empresas de grande porte há 20 anos

 

Autor dos livros:

·         Controladoria Estratégica e Operacional, 2ª. edição, Editora Cengage, 2009;

·         Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2006;

·         Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson, 2010;

·         Análise das Demonstrações Financeiras, 3ª edição, Editora Cengage, 2011;

·         Controladoria Avançada, Editora Pioneira Thomson, 2005;

·         Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;

·         Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;

·         Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;

·         Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;

·         Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;

·         Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;

·         Manual de Contabilidade Básica – 7ª edição, Editora Atlas, 2009;

·         Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;

·         Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.

·         Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009

·         Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009

·         Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010.

·         Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010

·         Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010

 

Público Alvo: Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas e profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, custos, contabilidade, finanças e controladoria.

Informações Úteis:

 

Data: 15 de Junho de 2014.

Horário: 9h às 18h

Local: Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema

 

Investimento: R$2.540,00 (dois mil, quinhentos e quarenta reais)

Condição Especial para inscrições recebidas até o dia 01 de Junho de 2014: R$ 2.380,00 (dois mil, trezentos e oitenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

    Solicitar Curso

    In Company

    Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato

    in company, e customizados de acordo com suas necessidades.

    Solicitar Proposta

    Todos os Direitos Reservados 2024