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CFO Experience

CFO Experience

CFO Experience – PRESENCIAL

 

Objetivo do Curso CFO Experience – Presencial

Apresentar os fundamentos modernos que as empresas buscam na teoria financeira para a mensuração das variáveis financeiras, devidamente amparadas em conceitos. Capacitar os participantes a criar e gerenciar as variáveis fundamentais do negócio, quer seja para vender a empresa para possíveis investidores, avaliar concorrentes ou mesmo dirigir a empresa sob a visão financeira.

 

A quem se destina:

Empresários, diretores e gerentes financeiros que queiram aprimorar seus conhecimentos, bem como para quem deseja uma formação inicial na área financeira.

 

Benefícios:

Aprendizado da estrutura financeira completa e fundamental. e conceitos e técnicas da moderna teoria financeira e constatação de casos práticos que auxiliarão o participante a perceber a necessidade do aplicação correta dos conceitos. Recebimento de um conjunto de planilhas para facilitar o desenvolvimento do conhecimento.

 

Pré-Requisito: Domínio das funções básicas do Excel.

 

Conteúdo Programático Completo:

Módulo I – Lucratividade: análise de custos e formação do preço de venda

  • Metodologias de custo e suas aplicações:
    • Custeio por absorção

– visão da contabilidade e do fisco

– características e procedimentos obrigatórios do método

– distorções comuns na tomada de decisão de custos e preços

– impactos contábeis e fiscais

  • Custeio direto – ferramenta gerencial para tomada de decisão

– visão dos gestores e proprietários

– características e procedimentos obrigatórios do método

– erros comuns na aplicação do método nas empresas

 Demonstração de um caso comparativo entre as metodologias

  • Perfil tributário:
    • Super Simples

– base legal e enquadramento

– demonstração dos procedimentos

  • Lucro Presumido

– base legal e enquadramento

– vantagens e desvantagens da opção

– escolha consciente

  • Lucro Real

– base legal e enquadramento

– vantagens e desvantagens da opção

– escolha consciente

Simulação em planilha para o cálculo da carga tributária em cada uma das opções

  • Formação de preços:
  • PVL (Preço de Venda Líquido)

– construção e demonstração da fórmula

– projeções de cenários e estratégias

  • PVB (Preço de Venda Bruto)

– impacto dos tributos na formação de preço

– construção de tabelas de preços inteligentes

  • PVP (Preço de Venda Promocional)

– uso inteligente das finanças para promover a venda

– preços como fator de expansão do negócio

  • PVE (Preço de Venda Estratégico)

– vinculação de preços com a direção estratégica do negócio

  • Ponto de equilíbrio:
    • Contábil
    • Financeiro
    • Econômico
  • Indicadores de lucratividade:
    • Margem Bruta
    • Margem Operacional
    • EBITDA
    • EBIT
    • EBT

 

Cálculo de custos e formação de preços e resultados em planilha previamente preparada para a construção conjunta de estratégias de negócio

 

Módulo II – Liquidez: gestão do capital de giro e geração de caixa

  • Estudo dos ciclos do negócio e formação do capital de giro
    • Ciclo Operacional, de Financiamento e de Caixa

– mensuração em indústrias, comércio e serviço

– gestão sobre os ciclos: a chave do sucesso

  • O uso do Balanço Gerencial como ferramenta de controle

– a NCG como métrica fundamental da gestão do capital de giro

– diminuição de aplicações do capital de giro (ativo operacional) para aumento da liquidez

– busca por origens do capital de giro (passivo operacional)

– efeito tesoura de Fleuriet

– classificação de risco de liquidez: 6 tipos distintos de empresas

  • Decisões para o melhor desempenho do capital de giro

 

Tratamento de dados contábeis em gerenciais e aplicação dos conceitos em uma empresa real de capital aberto

  • Análise de cenários econômicos
    • Expansão, normalidade e recessão econômica e suas implicações no negócio

– a transformação da riqueza e seus estados

– impactos da atividade na gestão do capital de giro

– mudanças no cenário econômico e sua associação com o capital de giro

  • Análise de sensibilidade
    • Identificação dos FCF (Fatores Críticos Financeiros)
    • Stress dos FCF e seus impactos nos resultados

– qual o limite seguro de crescer com recursos próprios ?

– quais as consequências de passar esse limite ?

  • Indicadores
    • PME (Prazo Médio de Estoque)
    • PMR (Prazo Médio de Recebimento)
    • PMP (Prazo Médio de Pagamentos)
    • Nível de crescimento das vendas autossustentável financeiramente

Simulação em planilha para a compreensão dos conceitos discutidos e aplicação nas empresas

 

Módulo III – Rentabilidade: decisão de investimento e funding

– erro clássico 1: não entender como e por onde começar

– erro clássico 2: a total desvinculação da estratégia com a estrutura

– erro clássico 3: orçamento e estratégia em mundos opostos

  • Análise macroambiental e do setor

– uso de estatística para determinação de quais variáveis macros devem ser usadas

  • Avaliação da capacidade de investimento (DRE, Balanço e Fluxo de Caixa)
    • Cálculo da capacidade de crescimento orgânico e alavancado

Tratamento de dados e cálculo de correlação estatística com múltiplas variáveis, discussão de premissas para a projeção de resultados 

  • TMA (Taxa Mínima de Atratividade)
    • Custo do Capital de Terceiros

– cálculo do custo de carregamento de dívidas junto à terceiros

  • Custo do Capital Próprio (empresas de capital aberto e fechado)

– aplicação do conceito de CAPM para o devido cálculo da variável

  • Fontes de financiamento:

    • Capital Próprio (emissão de ações, private equity e venture capital)

– demonstração do cálculo das opções

  • Capital de Terceiros
    • Emissão de dívidas (debêntures, CRI e NP)
    • Financiamento (BNDES e Bancos de Investimento)

– demonstração do cálculo das opções

  • Cálculo das variáveis-chave do processo:

    • ROA (Return on Assets) – Retorno sobre os Ativos
    • ROE (Return on Equit) – Retorno sobre o Patrimônio
    • ROI (Return on Investment) – Retorno sobre o Investimento
  • Modelagem do projeto (orgânico e com projeto):

    • Projeção da receita (volume e preços) fundamentada
    • Projeção de custos e despesas
    • EBITDA, EBIT, depreciação, amortização
  • Métodos de tomada de decisão de investimento

    • Payback (simples e descontado)
    • TIR (Taxa Interna de Retorno)
    • VPL (Valor Presente Líquido)
    • Efeito da perpetuidade e resíduos

Desenvolvimento de um case para ser realizado numa planilha preparada para este objetivo

Módulo IV – Valor: a fronteira do conhecimento financeiro

  • CAPM (Capital Asset Pricing Model)

    • Rf (Risk Free) – taxa de juros livre de risco

– definição do que vem a ser taxa livre de risco

– por que buscar a referência no mercado americano ?

– taxas consensuais de mercado

  • Rm (Risk Market) – taxa de juros do mercado

– a bolsa de valores como referência

– por que buscar a referência no mercado americano ?

– o S&P 500, visão histórica e a devida captura dos acontecimentos mundiais no índice

  •  coeficiente beta

– definição e cálculo

– betas alavancados e desalavancados

  • EMBI+ (Emerging Markets Bond Index Plus) – risco-país

– uso do EMBI+ como fator de “tropicalização” da taxa

  • Benefício Fiscal

– impacto de TTD (Tratamento Tributário Diferenciado) no valor do negócio

  • WACC (Weighted Average Cost of Capital)

– o WACC como a verdadeira TMA da empresa

– discussão estratégica do WACC

  • Cálculo da perpetuidade do negócio

– a perpetuidade como elemento fundamental na construção e preservação de valor da empresa

– compreensão do verdadeiro significado de perenidade do negócio e do princípio da continuidade

  • Métodos de avaliação

    • Valor patrimonial contábil
    • Valor patrimonial de mercado
    • Avaliação de P/L de casos análogos
    • Múltiplos de mercado
    • Fluxo de caixa descontado
  • Fluxo de Caixa Livre

    • Para a empresa
    • Para os acionistas
  • Due Diligence

    • Provisões
    • Passivos ocultos
    • Ativos ocultos

Desenvolvimento de um case de avaliação de empresas com as metodologias discutidas

 

Instrutor: 

Administrador de empresas, pós-graduação em finanças, mestre em controladoria e finanças (PUC-SP), cuja dissertação mereceu nota 10 com louvor, recebeu prêmio ENAMPAD, doutor em ciências sociais (PUC-SP) com tese sobre a responsabilidade social das instituições financeiras. É docente de diversas instituições voltadas à capacitação de executivos e empresários como CIESP, IDORT, INTEGRAÇÃO, e diversos sindicatos patronais. Ministra treinamentos e palestras empresariais. É professor universitário há 15 anos, notadamente na ESPM-SP (graduação e MBA). Atuou como executivo de empresas industriais, comerciais e instituição financeira, gerenciando carteira de ativos de mais de US$ 100.000.000. É consultor atuante nas áreas financeiras, comercial e planejamento estratégico com vasta experiência na solução de problemas de empresas de portes e segmentos diferenciados. Autor dos livros. Com larga experiência em economia, gestão de negócios, finanças pessoais e orientação profissional é frequentemente requisitado a participar de reportagens para a mídia impressa e eletrônica: DCI, Valor Econômico, Brasil Econômico, Jornal da Tarde, Isto É Dinheiro, Exame, Portal Terra, Rádio CBN, BandNews, Rádio Bandeirantes, TV Globo, Record News e TV Estadão. Entrevistas e artigos.

 

Metodologia:

Consistirá em exposição, discussão e debate dos conceitos e suas respectivas aplicações. Para tanto há o uso de projetor e quadro branco. Para a aplicação dos conceitos utiliza-se o “método do caso”, amplamente utilizado no mundo dos negócios e legitimado pelaHarvard Business School. Aconselhamos a utilização denotebookaos participantes que dominarem o software Excel para o desenvolvimento dos casos.

 

Carga Horária: 16 horas

 

Informações Úteis:

Data: 15 e 16 de Junho de 2023, das 09h às 18h

Investimento: R$3550,00

Pagamentos realizados até o dia 24 de maio terão o valor do investimento reduzido para  R$3.280,00

* Para cada 3 inscrições da mesma empresa ou grupo empresarial, oferecemos como cortesia a inscrição do 4o. executivo.

Estão inclusos: almoço, estacionamento, coffee breaks e material digital

 

Para demais informações sobre o Curso CFO Experience – Presencial entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 / (11) 98374 6926 WhatsApp Exclusivo ou através do e-mail:contato@propagartraining.com.br

 

 

 

 

 

Apoio:

CFO Experience 1 Propagar Training - Cursos e Treinamentos Corporativos

 

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