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Estruturação do Sistema de Custos e Formação de Preço de venda

Estruturação do Sistema de Custos e Formação de Preço de venda

Controle e Redução de Custos – Otimização de Recursos – Análise precisa de Custos para Formação de Preço de Venda

 

Apresentado por Clóvis Padoveze – Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP)

 

São Paulo, 25 e 26 de Maio de 2015

 

A formação dos preços de venda é a decisão chave para obtenção da rentabilidade desejada pelas empresas. Para tanto, é necessário que na sua estruturação todos os objetivos estratégicos da empresa sejam incorporados.

 

Esta decisão deve contemplar necessariamente a cobertura de todos os custos e despesas da empresa e dar a rentabilidade desejada.

Para atingir esse objetivo dois elementos são fundamentais: qual é o custo unitário de cada produto ou serviço a ser disponibilizado aos clientes e qual é a margem necessária para a empresa atingir a rentabilidade dos sócios ou acionistas.

 

O sistema de custo, em conjunto com os sistemas de contabilidade e orçamento, é o sistema que tem todas as informações necessárias para o processo de custeamento unitário e formação dos preços de venda dos produtos e serviços.

 

Por outro lado, na formação de preços outros aspectos devem ser observados, principalmente em relação ao comportamento do consumidor. Assim, o conceito depricing – formação estratégica de preços, deve fazer parte do conjunto de informações para que os preços de venda permitam a maior rentabilidade possível.

 

O sistema de custo incorpora as decisões da empresa em relação aos métodos e formas de custeio que devem ser adotados para apuração e controle do custo dos produtos.

Assim, é necessário compreender as vantagens e limitações dos métodos de custeio, como o Custeamento ABC, o custo padrão, o custeamento por absorção, o custeamento direto/variável, o modelo de margem de contribuição etc.

 

O objetivo deste treinamento é apresentar um painel geral dos conceitos, técnicas e modelos de análise de decisão para apuração do custo unitário e formação dos preços de venda dos produtos, dentro de uma abordagem sistêmica.

 

Público-Alvo: Controllers, Gerentes de Custos, Gerentes de Orçamento, Contadores e Diretores Financeiros e Administrativos de empresas.

 

Programa Completo:

 

Parte 1 – CONCEITOS E ESTRUTURA DO SISTEMA DE CUSTOS

·         Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.

·         Classificação de custos

·         Outros conceitos de custos

·         Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.

·         Custos para fins contábeis e fins gerenciais

·         Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação

·         Exemplos

 

Parte 2 – MÉTODOS DE CUSTEIO

·         Custeio por Absorção e Custeio Direto

·         Custeio Variável e Custeio ABC

·         Custeio Integral e RKW

·         O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais

·         Custeamento direto: aplicações práticas

·         Exemplos numéricos

 

Parte 3 – CUSTOS PARA FINS CONTÁBEIS

·         Fundamentos legais: custo integrado e coordenado

·         O sistema de custos e o ERP

·         Contabilização

·         Acumulação por Ordem e Processo

·         Exemplos numéricos

 

Parte 4 – CUSTO PADRÃO

·         O que é e para que serve: validade novo

·         Custo padrão e novas tecnologias de fabricação

·         Análise das variações: a real necessidade

·         Custo de reposição

·         Exemplos numéricos

 

Parte 5 – FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA

·         Formação de preços de venda a partir do custo unitário

·         Custo meta: o que é e como calcular

·         Formação de preços de venda a partir da margem de contribuição

·         Como calcular a margem de lucro necessária para incorporação ao preço de venda

·         Formação de preços de venda considerando o retorno do investimento

·         Com apurar o Mark-up

·         Estruturação do Mark-up nas diversas situações tributárias

·         Exemplos numéricos

 

Parte 6 – GESTÃO DE PREÇOS DE VENDA

·         Formação estratégica de preços

·         O preço de venda consolidando objetivos e estratégia empresarial

·         Estratégias de marketing para formação de preços de venda

·         Utilização de simulação para formar preços de venda

·         Sistema de acompanhamento das decisões de preços de venda

·         Exemplos numéricos

 

Parte 7  – CUSTOS E PREÇOS DE SERVIÇOS

·         Tipos de serviços

·         Características dos serviços

·         Estrutura do Serviço e Processo de Execução

·         A questão da capacidade

·         Exemplos numéricos de custos de serviços

·         Exemplos numéricos de formação de preços de venda de serviços

 

Parte 8 – ANÁLISES DE CUSTOS: PRINCIPAIS MODELOS

·         Conceitos necessários

·         Comprar versus fabricar; Internação de atividades.

·         Análise de Rentabilidade de Produtos

·         Inflação da empresa: o que é, para que serve.

·         Custos para Servir (Cost to serve)

 

Parte 9 – POLÍTICA DE REDUÇÃO DE CUSTOS

·         O que é e como conduzir

·         Modelos existentes e modelo proposto

·         Gestão dos recursos

·         Exemplos numéricos

 

Duração: 16 horas

 

Sobre o Instrutor: Clóvis Luís Padoveze

Doutor em Contabilidade e Controladoria – USP/SP.

Mestre em Ciências Contábeis – PUC/SP.

Professor de Controladoria e Contabilidade.

Já conduziu mais de 300 programas de treinamento.

Foi Controller  das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos

 

Autor dos livros:

1.    Controladoria Estratégica e Operacional, 3ª. edição,  Editora Cengage, 2012;

2.    Curso Básico Gerencial de Custos, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson,  2006;

3.    Controladoria Básica, 2ª. edição, Editora Pioneira Thomson,  2010;

4.    Análise das Demonstrações Financeiras,  3ª edição, Editora Cengage,  2011;

5.    Controladoria Avançada,  Editora Pioneira Thomson,  2005;

6.    Introdução à Administração Financeira, 2ª. edição, Editora Cengage, 2011;

7.    Planejamento Orçamentário, 2ª. Ed., Editora Cengage, 2009;

8.    Introdução à Contabilidade – com abordagem para não contadores – Editora Pioneira Thomson, 2006;

9.    Administração Financeira de Empresas Multinacionais-Introdução, Editora Pioneira Thomson, 2006;

10.  Contabilidade Gerencial – Texto e Exercícios – 7ª edição, Editora Atlas, 2010;

1.    Sistemas de Informações Contábeis – 6ª edição, Editora Atlas, 2009;

2.    Manual de Contabilidade Básica – 8ª edição, Editora Atlas, 2012;

3.    Orçamento Empresarial – novos conceitos e técnicas – Editora Pearson, 2009;

4.    Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria – Editora Cengage, 2008.

5.    Fundamentos de Contabilidade – Princípios – Editora Cengage, 2009

6.    Fundamentos de Contabilidade – Aplicações – Editora Cengage, 2009

7.    Contabilidade Societária e Empresarial – Editora Iesde, 2010

8.    Contabilidade Gerencial – Editora Iesde, 2010

9.    Sistemas Contábeis – Editora Iesde, 2010

10.  Manual de Contabilidade Internacional Editora Cengage, 2011

11.  Orçamento Empresarial, Coleção BUP, Editora Pearson, 2012

12.  Contabilidade de Custos – Editora Cengage, 2013

13.  Custo e Preços de Serviços – Editora Atlas, 2013

 

Informações Úteis: 

Data: 25 e 26 de Maio de 2015

Horário: 1o dia – 8h30 às 9h00 – Credenciamento

9h00 às 18h00 – Curso

2o dia – 8h30 – 17h30 – Curso

Local: Hotel Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 – Moema

 

Investimento: R$3.530,00 (três mil, quinhentos e trinta reais). Condição Especial para inscrições pagas até o dia 12 de maio de 2015: R$ 3.280,00. Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.

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