fbpx

Estruturação e Implantação da Educação Corporativa

Estruturação e Implantação da Educação Corporativa

Estratégia para Assegurar as Competências Específicas necessárias à Corporação

 

São Paulo, 23 de Outubro de 2014 – Hotel Mercure Moema

 

OVERVIEW

 

A educação corporativa é a chave para reter o capital intelectual de uma organização, de maneira a garantir vantagem competitiva.

A noção de qualificação profissional anteriormente cunhada com foco na formação técnica e profissional amplia-se assim para a noção de competência, onde não só o ‘saber’ e o ‘saber fazer’ têm lugar na formação do empregado, como também o ‘saber ser’.

 

Na Educação Corporativa, todas as ações educacionais estão voltadas então para o desenvolvimento dos profissionais nas competências definidas pela organização: das específicas críticas para a viabilização das estratégias e da disseminação de princípios e valores norteadores dos comportamentos profissionais.

 

PRINCIPAIS DESAFIOS EM EC

·         Mudança de paradigma educacional (de curto prazo para aprendizagem continuada);

·         Aprender em qualquer lugar, a qualquer hora: utilização de diversas formas de aprendizagem, especialmente não presenciais, autodesenvolvimento;

·         Plataforma tecnológica adequada;

·         Mensurar os resultados obtidos;

·         Promover o envolvimento da liderança da organização – especialmente em seu papel de lideres formadores e coachs de suas equipes.

 

OBJETIVOS

Proporcionar aos participantes os conceitos e vivência que permitam adquirir fundamentos em Educação Corporativa, visando promover visão crítica sobre as estratégias a serem utilizadas na estruturação de uma Universidade Corporativa..

Conhecer os objetivos da educação corporativa e diferenciação de Centros de Treinamento tradicionais;

·         Conhecer os princípios de um sistema de Educação Corporativa;

·         Conhecer as principais Etapas e decisões críticas de um projeto de UC, bem como as condições favoráveis a sua implantação.

·         Conhecer exemplos de implementação de Sistemas de Educação Corporativa, por meio da apresentação de cases.

·         Estar alerta para os desafios 

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

·         Apoiar os participantes em decisões relacionadas a implantação de projeto de educação corporativa;

·         Capacitar os participantes para as principais Etapas do Projeto e aspectos críticos.

 

PÚBLICO-ALVO

Profissionais que atuam como gerentes, analistas e supervisores de Recursos Humanos ou Treinamento e Desenvolvimento; pedagogos empresariais; consultores de empresas, executivos e outros profissionais com experiência na área e formação superior, interessados em educação corporativa.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Principais conceitos em EC e diferenciação de Centros de Treinamento

Competências como elemento-chave para EC

 

Etapas do Projeto: 

·         Diagnóstico inicial e diretrizes em educação

·         Definição das Diretrizes da UC

·         Os 7 princípios de sucesso de Éboli (2004)

·         Definição das Escolas

·         Definição dos Pilares de Educação – são os núcleos temáticos  que devem refletir as competências organizacionais para cada Escola, e que orientarão a definição dos programas educacionais para o desenvolvimento das competências profissionais críticas que viabilizarão as estratégias da organização

·         Definição das Ações Educacionais – delineados de acordo com a Escola, níveis de desenvolvimento e Pilares definidos

·         Definição das Estratégias de Aprendizagem

·         Criação dos indicadores e métodos de avaliação

·         Recomendações Gerais: pontos críticos de atenção e considerações finais

 

Metodologia: apresentação dialogada, exercícios práticos, filmes e discussão de cases

 

PALESTRANTE

Atua no desenvolvimento de projetos de gestão por competências, gestão de carreiras, desenvolvimento de equipes em empresas de vários setores.

Professora de Pós Graduação, MBA’s e cursos in company pela FIA (Fundação Instituto de Administração) nos temas relacionados à Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão por Competências e Gestão de Carreiras.

Atuou por oito anos como Gerente de Projetos da Growth Desenvolvimento de Pessoas e Organizações (Prof. Joel Dutra).

Doutoranda e Mestre em Administração de Empresas pela FEA/ USP.

Experiência executiva na área de Recursos Humanos adquirida em empresas nacionais e multinacionais de grande porte de segmentos variados.

 

Publicações:

“Processo sucessório: um desafio para gestores e pesquisadores”  e “Gestão de Talentos  no Brasil: A Contribuição da Gestão de Carreiras e do Processo Sucessório”In Desafios Na Gestão de Carreira.  Joel de Souza Dutra e Elza Veloso. São Paulo: Editora Atlas, 2013.

“Remuneração por Competências: alternativas e implicações”. In Competências: conceitos, métodos e experiências. Dutra, Fleury e Ruas (organizadores). São Paulo, Atlas, 2008. (co-autora)

 

Informações Úteis

Data: 23 de outubro de 2014

Horário: Das 9h às 18h com credenciamento entre 8h30 e 9h

Local: Mercure Times Square, localizado na Av. Jamaris, 100.

 

Investimento: R$2.550,00 (Dois mil. Quinhentos e Cinquenta Reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento. Para inscrições pagas até o dia 9 de outubro, o valor será reduzido para R$2380,00 (Dois mil, trezentos e oitenta reais).

 

    Solicitar Curso

    In Company

    Os treinamentos da Propagar Training também podem ser realizados no formato

    in company, e customizados de acordo com suas necessidades.

    Solicitar Proposta

    Todos os Direitos Reservados 2024