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Gestão de Compras e Negociação com Fornecedores [2024]

Gestão de Compras e Negociação com Fornecedores [2024]

Curso de Gestão de Compras e Negociação com Fornecedores

 

18 e 19 de março de 2024 (09h00 às 13h00) – Online – Transmissão ao vivo
Utilização do App de Webconferência ZOOM

 

“Um Enfoque Proativo e Estratégico”

 

Motivação: Em um cenário competitivo, saber o que, quanto, quando e como comprar é condição essencial, portanto, entender o desenvolvimento da atividade Compras, que passou de uma função independente a uma função integrada, é de fundamental importância.

É aceito que uma competência-chave do profissional de compras é a sua habilidade de negociação, portanto, DEVEMOS aprender a negociar. Negociação não é um DOM NATURAL, é ARTE que se APRENDE, PRATICA e APERFEIÇOA. 

 

Objetivos do curso de Gestão de Compras e Negociação com Fornecedores:

Examinar os principais fatores que moldam o desenvolvimento da função “compras”, levando em consideração a mudança de uma abordagem ganha-perde entre fornecedor e comprador para uma baseada em benefício mútuo – ganha-ganha.

Capacitar o profissional a coletar, organizar, analisar dados, e sugerir melhorias no processo de aquisição de materiais. 

 

Público Alvo:

Profissionais da Indústria, Varejo e Serviços, que já atuam na área e buscam reciclar conceitos.

 

Conteúdo Programático do curso de Gestão de Compras e Negociação com Fornecedores

 

MÓDULO I – GESTÃO DE COMPRAS

1. Introdução

  • A Importância do Sub Sistema “Suprimentos” na Logística Integrada
  • Função, Perfil e Desafios do Comprador Moderno

2. Processo de Compras

  • Requisição de compras (identificando a demanda)
  • Pedido de Compras (efeitos administrativos e legais)

3. RFP / RFI / RFQ: O que são, quando e como utilizar

  • RFP (Request for Proposal): Solicitação de Proposta
  • RFQ (Request For Quotation): Solicitação de Cotação
  • RFI (Request for Information): Solicitação de Informação

4. Critérios de Qualificação e Avaliação de Fornecedores

  • IQF’s: Indicadores de Avaliação
  • Critérios de Classificação e ações a serem tomadas
  • SRA(Supplier Risk Assessment): Avaliação de risco

5. Estratégia de Suprimentos – Abordagem ao Mercado

  • Global Sourcing
  • RFI (Request for Information): utilizado para posicionamento estratégico

6. Soluções Tecnológicas

  • E-Procurement: Leilões de Compras e Reverso
  • Outsourcing:  vantagens e desvantagens

7. Gestão de Compras

  • TCO (Custo total de obtenção) x TBO (Benefício Total de Propriedade)
  • Cost Avoidance ou custo evitado
  • Lote Econômico de Compra
  • Fluxo de Caixa x Capital de Giro e Condição de Pagamento Médio
  • O preço negociado e o efeito sobre a Margem de Lucro
  • Exercícios

 

Módulo II – NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES

“Vencedores” não são somente competentes, mas obtêm o que desejam, por meio da negociação.

1) NEGOCIAÇÃO: FASES – TIPOS E CARACTERÍSTICAS

Conceito de Negociação
As três fases da Negociação (Planejamento – Execução – Controle)
Competitiva (Ganha-Perde)– Cooperativa (Ganha-Ganha)
Acertos e erros em negociação de compras;

2) ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS

Táticas aplicadas à informação;
Táticas relacionadas ao tempo;
Táticas ligadas a poder;
Prática: Revisão das táticas e ferramentas

3) MATRIZ ESTRATÉGICA DO PODER E DA INFLUÊNCIA

Poder e influência do comprador x fornecedor;
Posicionamento estratégico nas negociações;

4) POSTURA DO COMPRADOR DURANTE A NEGOCIAÇÕES

Áreas internas e conflitos;
Persuasão e influência na negociação (layout da sala);
Postura corporal com o fornecedor.

5) TIPOS, PERFIS E ESTILOS DE NEGOCIADOR EM COMPRAS

As características de cada perfil e tipos;
Habilidades essências dos negociadores
Teste de perfil negocial: como aprimorar-se.

6) KPI’S. INDICADORES DE DESEMPENHO DO SETOR DE COMPRAS

 

Carga Horária: 08 horas

 

Instrutor:

Mestre em Administração de Empresas – Graduado em Administração de Empresas;

Pós Graduado em Logística e Administração da Produção; 35 anos de experiência nas áreas de Logística, Produção, Adm. Materiais, Compras e Negociação em empresas dos ramos Têxtil, Metalúrgico, Eletrodoméstico, Alimentício, Papel e Celulose, Pneumáticos, Metais Especiais  e Serviços; Consultor /Palestrante na área da Logística – SCM; Ministra treinamentos de Gestão de Materiais, Compras, Suprimentos, Negociação com Fornecedores, Estoques, PPCP, Transporte e Distribuição.

 

Informações Importantes:

Data: 18 e 19  de março de 2024

Horário: 09h00 às 13h00

Modalidade: Transmissão Online – O curso será transmitido ao vivo e os alunos poderão assistir num computador que tenha acesso à internet. Os alunos poderão interagir com o instrutor, fazendo comentários e tirando suas dúvidas durante o curso.

Investimento: R$ 1.098,00

Neste valor está incluído o curso, material e certificado em meio eletrônico.

 

Terminou o treinamento e ainda ficou com alguma dúvida?

Após o término do treinamento os alunos terão 30 dias para solucionar suas dúvidas com o professor por e-mail.

 

Este treinamento também pode ser realizado in company no formato presencial ou online.

 

Para demais informações sobre o curso Gestão de Compras e Negociação com Fornecedores  entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 / (11) 98374 6926 WhatsApp ou através do e-mail: contato@propagartraining.com.br

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