fbpx

Marketing Holístico e a teoria sobre tudo

Pluralidades não devem mesmo ser postas sem necessidade?

Por Flávio Ferrari

Numa conversa entre filósofos e físicos não é incomum escutar a referência a uma conhecida máxima: pluralidades não devem ser postas sem necessidade (em latim: pluralitas non est ponendasineneccesitate). Esse princípio é conhecido como “a Navalha de Occam”, em homenagem ao autor da frase, o frei franciscano William of Ockam (Inglaterra, 1285-1347).
Embora sua tradução coloquial para os corredores da empresa pudesse ser “vê se não complica as coisas sem necessidade”, o conceito é encarado, na filosofia e na ciência, como um estímulo à busca de respostas simples, de modelos como menor número de variáveis possível.No extremo deste pensamento está a Teoria de Tudo (ToE – Theory of Everything), que representa o desejo de algumas correntes de pensadores de encontrar uma única teoria capaz de explicar todos os fenômenos do universo (na física quântica chamada de “teoria do campo unificado”).

Marketing Holístico e a teoria sobre tudo 1 Propagar Training - Cursos e Treinamentos Corporativos
Máxima da Navalha de Ockham: corte tudo que não for necessário

Ken Wilber (1949-), conhecido pensador e criador da Psicologia Integral, apresenta uma visão que pode ser considerada mais mística sobre o assunto em seu livro “Uma teoria de tudo” (Ed. Cultrix, 2003). Embora pouco respeitado pela comunidade acadêmica, Wilber é uma referência relevante quando se trata de pensamento holístico.

O termo holístico vem do grego “holos” que significa “todo”, e o pensamento holístico se contrapõe ao reducionismo, uma corrente filosófica que defende que um “todo” complexo pode ser entendido a partir da análise de cada uma de suas partes. Para os holísticos, a única maneira de compreender uma “parte” é conhecendo o todo, já que separada do “todo” a “parte” deixa de ter sentido.

Desde Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), afirmando que o todo é maior do que a soma das partes, até o filósofo francês Augusto Comte (1798-1857), que privilegiava a síntese (todo) à análise (detalhe), o pensamento holístico vem marcando sua presença, e o pensamento socialmente responsável é um seu reflexo.

Uma empresa não existe isolada de seu mercado, da sociedade e do planeta. Se tentarmos compreendê-la isolada deste contexto, não estaremos estudando a empresa. Se planejarmos nossas ações sem considerar esse contexto, elas não serão eficientes a longo prazo.

E ainda que ignoremos esse contexto, ele não nos ignorará.

O profissional de marketing tem um papel essencial na compreensão dessa perspectiva e deve refleti-la em suas ações, contribuindo para que seja incorporada por toda a organização.

Trata-se de uma tarefa de dimensões colossais, considerando todas as partes envolvidas.

Mas, voltemos à Navalha de Occam. O princípio recomenda que “pluralidades não devem ser postas sem necessidade”. Ora, o contexto é plural, mas também é único. E para a felicidade do profissional de marketing, já existe uma “teoria integradora” à sua disposição, traduzida em um conceito único que se aplica à compreensão de todas as partes.

Retomemos a definição da AMA – American Marketing Association de 2007:

“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo” (AMA, 2007).

Dessa definição nasce a possibilidade de inferir o papel holístico do marketing. Tomemos a definição de estratégia sustentável:

“Uma estratégia sustentável é aquela que leva em consideração as necessidades e interesses dos stakeholders e é capaz de garantir os resultados previamente acordados (ou desejados) pelas partes.”

Colocadas lado a lado, é fácil perceber a complementariedade sinérgica desses dessas duas definições. O pensamento único e holístico que deve animar o profissional de marketing e pautar todas as suas ações é simples: “gerar valor para todos os stakholders”.

Marketing holístico, portanto, é mais do que usar os diversos canais de forma integrada. É o marketing pautado por esse pensamento integrador de todas as ações.

Fonte:

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/marketing-holistico-e-a-teoria-sobre-tudo/64794/

Representantes Comerciais: vendedor fixo ou um representante comercial?


Decidir entre a Contratação de Representantes Comerciais ou Vendedores Fixos é um dilema dentro de muitas empresas. O mercado está cada dia mais competitivo e com isso, as empresas que desejam se destacar devem apostar nos profissionais mais qualificados possíveis. Logo, é fundamental contar com uma excelente equipe de vendas, que conheça os produtos que […]

PRICING: Estratégia de precificação em um mercado competitivo


O Pricing é uma estratégia de precificação de mercado que pode ser feita de forma automática ou manual nos pedidos de vendas e compras, tanto no varejo quanto no atacado. Ele utiliza fatores como: Quantia fixa; Diferença por quantidades; Campanhas de promoção ou vendas; Orçamento considerado por representante; Preço prevalecente por direitos ou por índices; […]

Como melhorar o Centro de Serviços Compartilhados


O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) é uma estrutura com o propósito de centralizar todas as informações em uma organização. Seu principal objetivo é garantir agilidade em todos os processos que podem ser padronizados, uma vez que agilizar tais processos é uma meta que norteia os setores das maiores empresas do mundo. Afinal, para que os […]

Todos os Direitos Reservados 2024