fbpx

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO | PROPAGAR TRAINING

 

Planejamento orçamentário (PO) é o plano financeiro estratégico de uma empresa ou organização para a gestão, em determinado exercício, com o cálculo das receitas e das despesas, ou seja, com a estimativa das entradas e saídas de recursos ao logo do período.

 

No caso de uma empresa varejista, o PO, além da previsão de receitas, despesas e resultado (lucro) previsto, deve contemplar também o planejamento de margem, estoque (cobertura) e compra.

 

Dirigir uma empresa sem ter um PO com Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) – Previsão de lucro, é a mesma coisa de dirigir um avião no escuro e sem instrumento.

 

Com a elaboração de um PO, o empresário tem uma noção exata de qual é o resultado esperado do seu negócio, por loja e o total consolidado, permitindo identificar, com a devida antecedência, o lucro previsto por cada loja. Cito lucro ao invés de resultado, porque se uma determinada loja tem uma previsão de prejuízo ao logo do exercício, o gestor deve adotar estratégias para torná-la lucrativa e, caso não seja possível, providenciar o seu fechamento com a devida antecedência, pois não podemos manter uma loja que apresenta prejuízo sistemático, sugando o lucro deixado pelas demais, ao não ser por alguma razão muito especial, que não deve ser sentimental.

 

Na elaboração do PO o gestor deve ser pessimista nas vendas (receitas) e otimista nas despesas, pois a tendência do empresário lojista, pela sua própria natureza de empreendedor, e achar que vai vender muito mais e gastar sempre menos, o que na prática nem sempre ocorre. No planejamento das vendas, o gestor deve traçar um cenário levando-se em conta: a tendência do mercado onde atua para o período orçamentário, o possível comportamento da concorrência, o comportamento das suas vendas nos últimos três anos e a ações que serão implementadas para ganhar participação no mercado. Pelo lado das despesas, deve ser analisado o comportamento dos custos no último ano e as tendências do mercado (por exemplo, o aumento do IGPM no ano de 2011 vai aumentar os aluguéis de shoppings acima da inflação) e não deve ser esquecido nenhum tipo de despesas, por menor que seja, pois, as rubricas de pequeno valor são as que normalmente consomem o lucro das pequenas e médias empresas.

 

Somente a elaboração do PO não resolve o problema das empresas, ele deve ser uma ferramenta básica de gestão e deve ser acompanhado mensalmente, mediante a comparação do previsto com o realizado e deve ser dedicado atenção especial para os itens com variação   acima de “x” por cento.

 

O percentual de 10% é um bom número para começar a analisar todas as receitas e despesas com variação superior, em relação ao previsto, para adotar estratégias visando identificar os motivos das distorções e ações para corrigi-las.

 

INSCREVA – SE NO TREINAMENTO: GESTÃO ESTRATÉGICA E NOVAS TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO

Representantes Comerciais: vendedor fixo ou um representante comercial?


Decidir entre a Contratação de Representantes Comerciais ou Vendedores Fixos é um dilema dentro de muitas empresas. O mercado está cada dia mais competitivo e com isso, as empresas que desejam se destacar devem apostar nos profissionais mais qualificados possíveis. Logo, é fundamental contar com uma excelente equipe de vendas, que conheça os produtos que […]

PRICING: Estratégia de precificação em um mercado competitivo


O Pricing é uma estratégia de precificação de mercado que pode ser feita de forma automática ou manual nos pedidos de vendas e compras, tanto no varejo quanto no atacado. Ele utiliza fatores como: Quantia fixa; Diferença por quantidades; Campanhas de promoção ou vendas; Orçamento considerado por representante; Preço prevalecente por direitos ou por índices; […]

Como melhorar o Centro de Serviços Compartilhados


O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) é uma estrutura com o propósito de centralizar todas as informações em uma organização. Seu principal objetivo é garantir agilidade em todos os processos que podem ser padronizados, uma vez que agilizar tais processos é uma meta que norteia os setores das maiores empresas do mundo. Afinal, para que os […]

Todos os Direitos Reservados 2024