fbpx

Dúvidas mais comuns sobre Custos e Orçamento Empresarial

Custos e Orçamento empresarial são dois conceitos que andam lado a lado e se complementam quando falamos em saúde financeira de uma empresa.

O Orçamento Empresarial é o ato de planejar, estimar as despesas, investimentos, ganhos e os custos de um período futuro.

Já que é impossível que uma empresa se sustente sem manter esse orçamento, seu principal objetivo é estabelecer as metas e objetivos do período.

Desse modo é possível acompanhar o processo, comparar os resultados e sobretudo tomar ações preventivas se necessário.

Assim sendo, dentro do orçamento há uma parte muito importante chamada custo. Entenda o que ele significa.

 

O que são custos no Orçamento Empresarial?

O que são custos no Orçamento Empresarial?Primeiramente, vamos esclarecer o que são os custos.

Para que uma empresa funcione, ela tem gastos. E esses gastos são divididos em duas vertentes: os custos e as despesas.

Mas qual a diferença entre eles? É muito simples!

Os custos são todos os gastos ligados diretamente a atividade da empresa e com a produção. Em outras palavras, é o dinheiro usado para gerar mais dinheiro.

Já as despesas não têm ligação direta com a atividade da empresa. São gastos relacionados a administração, venda do produto, marketing, salário dos funcionários, etc.

Uma vez que os custos possuem relação direta com o que será produzido, é mais fácil de mensurar seu impacto direto no preço de um produto.

Em contrapartida, o mesmo não ocorre com as despesas, como são gerais, não há como saber o que exatamente foi direcionado a cada produto em particular.

Exemplos de custos em uma empresa:

  • Matéria-prima;
  • Mão-de-obra;
  • Estoque;
  • Mercadorias compradas para revenda;
  • Gastos com a fábrica;
  • Salário dos funcionários que trabalham diretamente com a produção.

Mas como saber se um gasto se trata de custo ou despesa? É só imaginar um cenário em que ele não exista, se isso impactar diretamente na produção do produto, é um custo caso contrário, uma despesa.

Por exemplo: Se uma loja de roupas cortar a comissão dos vendedores, pode ser que haja um impacto nas receitas, pois os funcionários não se dedicarão tanto ao trabalho.

Em contraste com a situação acima, se a mesma loja cortasse a compra de blusas, ela não teria o produto para vender. Ou seja, impactaria diretamente na atividade.

Com isso conclui-se que as comissões são despesas enquanto as camisas são custos.

 

Qual a importância do Orçamento Empresarial?

Qual a importância do Orçamento Empresarial?Para que a empresa seja conduzida de forma eficiente, é primordial conhecer todos os gastos incorridos no período.

Se os gestores não conhecem o que é investido, qual a estimativa de venda, quanto entra e sai de dinheiro e qual o nível de endividamento, é provável que o desenvolvimento seja comprometido e em virtude disso a empresa vá à falência.

Em geral, o Orçamento Empresarial prepara a empresa para os desafios e oportunidades do futuro, ajuda a corrigir erros de alocação de recursos e, claro, contribui para que o empreendedor consiga cortar gastos de maneira estratégica.

Como não existe uma fórmula mágica para o sucesso, então para que uma empresa cresça é preciso investir em orçamento empresarial.

Dessa forma, haverá a capacidade de gerir e manter a estabilidade do negócio, operando dentro de um orçamento plausível.

 

Cinco passos para construir o Orçamento Empresarial.

1 – Faça um diagnóstico do negócio

Para projetar o futuro é preciso decerto conhecer a atual realidade da empresa. Seus problemas, limitações, oportunidades.

Perca um tempo estudando as finanças de um período de no mínimo três anos para trás.

  • Reúna o máximo possível de informação:
  • Os períodos de maior venda de determinados produtos;
  • A média de vendas dos anos anteriores;
  • O lucro médio do período;
  • Quanto é gasto com tributos e impostos.

2 – Calcule todas as fontes de renda

Logo após, coloque num papel tudo que traz recurso para a empresa:

  • Vendas;
  • Investimentos;
  • Empréstimos;

3 – Liste os custos fixos

Custos fixos são aqueles de independem da quantidade produzida. Você terá que arcar com eles mesmo que nada seja vendido.

  • Salários;
  • Aluguel;
  • Internet e telefone;
  • Taxas bancárias;
  • Seguros;
  • Serviços Legais;
  • Serviços Contábeis.

4 – Liste os custos variáveis

Esses são aqueles que podem se alterar de acordo com a produtividade da empresa. E por isso, podem ser reduzidos se necessário.

  • Matéria-Prima;
  • Água, gás e luz;
  • Comissões;
  • Serviços de Marketing e Publicidade;
  • Transportes;

5 – Estabeleça os objetivos da empresa

Onde a empresa está e onde deseja chegar? Essa etapa exige muita atenção, afinal é ela que desenha os possíveis caminhos a serem percorridos para alcançar as metas.

Por isso, ferramentas específicas são ótimas auxiliares na elaboração da D.R.E e do Balanço Patrimonial.

Estes dois são a base para calcular o orçamento previsto para a empresa.

 

Principais dúvidas sobre Orçamento Empresarial

Principais dúvidas sobre Orçamento EmpresarialAssim como em qualquer área da contabilidade, é comum surgirem dúvidas às vezes.

Veja algumas delas:

  • Eu preciso mesmo de um Orçamento Empresarial?

SIM! Toda empresa precisa ter o controle dos gastos incorridos no período para evitar que eles sejam maiores que a receita. Caso isso aconteça, a empresa terá prejuízo.

  • Como fazer o Orçamento Empresarial?

Analise a estratégia da empresa e se o resultado condiz com o esperado. Caso a resposta seja negativa, talvez seja o momento de analisar a situação financeira.

  • Quem deve participar ativamente do planejamento orçamentário?

O ideal é que todas as áreas da empresa estejam envolvidas, quando todos os departamentos estão envolvidos, o orçamento tende a ser mais detalhado.

  • O que é indispensável no planejamento do orçamento?
  1. As projeções de venda para os períodos futuros;
  2. Quanto é deduzido com vendas e despesas variáveis;
  3. Os custos exatos da produção;
  4. Os gastos com mão de obra;
  5. Despesas operacionais ou gastos fixos;
  6. Valor investido em melhorias.

 

Conclusão

Conclusão Custos e Orçamento EmpresarialEm resumo, não basta apenas seguir as dicas e implementá-las se não houver um controle do progresso.

O acompanhamento é uma fase imprescindível para o sucesso de seu negócio, isto é, ele quem identifica as falhas antes que o problema se torne maior e o leve à falência.

Ou seja, é uma medida preventiva. Além disso ajuda a identificar oportunidades de forma mais rápida, favorecendo a permanência no mercado e a competitividade.

Aqui na Propagar Training, temos um treinamento sobre Gestão Integrada de Custos e Orçamento, onde apresentaremos os conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle.

Seja como for, analise a situação da sua empresa atualmente e através do orçamento empresarial, tenha o melhor resultado possível sem aumentar os custos.

 

Tags:

Orçamento Base Zero: O Que É? + 5 Motivos Para Se Ter Um [2020]


Talvez você tenha se deparado com o termo, mas, não esteja familiarizado ainda com o que é Orçamento Base Zero, certo? No entanto, dentro do campo de finanças empresarial esse assunto é bastante importante. Também chamado OBZ, essa é uma metodologia norte-americana. Sendo assim, desenvolvida a fim de trazer melhorias diversas para os profissionais e […]

Conceitos fundamentais para desenvolver um Planejamento Orçamentário


O Planejamento Orçamentário é certamente uma das atividades mais importantes para a saúde financeira de uma empresa. O objetivo principal de uma empresa é gerar lucros para seus sócios, ou seja, fazer qualquer negócio sem um planejamento prévio é colocar a empresa em risco e ocasionar perda de dinheiro ou lucro abaixo do esperado. Desse […]

Como estruturar uma Controladoria de Maneira Estratégica


Controladoria Estratégica é uma técnica de decisão e organização pensando no futuro da empresa. Mas antes de falarmos em controladoria estratégica em particular, vamos entender o que é a controladoria de forma geral. Considerada uma ramificação da contabilidade e da administração, a controladoria ainda é bastante utilizada pelas empresas, com o propósito de fiscalizar e […]

Todos os Direitos Reservados 2024